O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), anunciou oficialmente sua pré-candidatura a governador do estado em recente evento partidário que contou com lideranças de todo o estado. Rodrigues é prefeito reeleito de Chapecó, com mais de 88% dos votos, sendo uma das maiores aprovações nas urnas nas eleições de 2024. Seu nome já vinha sendo ventilado para concorrer ao cargo, e agora se tornou pública sua intenção.
O PSD está conversando com outras legendas que poderão potencializar a disputa de 2026, quando o atual governador, Jorginho Mello (PL), deve buscar a reeleição. Em um estado considerado o mais bolsonarista do Brasil, Jorginho conta com este ativo eleitoral, além do próprio governo, mas terá um apoiador declarado de Bolsonaro também na disputa.
É amplamente conhecida a posição de João Rodrigues em relação ao apoio ao ex-presidente Bolsonaro, desde a primeira hora em que ele disputou pela primeira vez a presidência. Rodrigues e Bolsonaro foram amigos na Câmara dos Deputados, onde ambos cumpriam mandatos na mesma legislatura.
Quem esteve presente no encontro do PSD em Itapema foi o deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD), que é um entusiasta da pré-candidatura de João Rodrigues. O anúncio era esperado apenas para o encontro estadual do PSD, que será realizado em Chapecó em 22 de março, mas acabou sendo antecipado devido à pressão de aliados pela decisão. João Rodrigues se mostrou convicto da intenção de concorrer, e já se vislumbra uma aliança com partidos de centro-direita e liberais.