22 C
Timbó
terça-feira, 22 de outubro de 2024

Médio Vale em Cadernos do JMV chega a sua sétima edição

Data:

Médio Vale em Cadernos do JMV chega a sua sétima edição
Evento, na Thapyoka, reuniu personalidades e autoridades que fazem parte da história
do Médio Val …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: ANDRÉ HAHNEBACH/JMV

 CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

 
TIMBÓ – Mais uma edição, quentinha, do Médio Vale em Cadernos foi lançada na noite do dia 8 de outubro, pela direção do Jornal do Médio Vale. O evento, que aconteceu nas dependências do PUB da Thapyoka apresentou, as personalidades e autoridades, a sétima edição do Médio Vale em Cadernos. Com uma edição de 244 páginas, a publicação retrata de forma especial o ano de 2012, que reservou muitas novidades. Durante o lançamento, o diretor geral responsável da Editora Jornal do Médio Vale, Evandro Loes, destacou que como é tradição nas edições, apresenta-se uma série de entrevistas de personalidades de nossa região, todas publicadas ao longo de um ano, no Jornal do Médio Vale, no período de março de 2012 a abril de 2013. “As entrevistas apresentam um pouco sobre a história, o trabalho e o pensamento de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico-cultural de nossa região”, relata ele.
O diretor relata que nas primeiras páginas do Médio Vale em Cadernos, foi publicada uma reportagem da professora Elisabeth Germer, sobre os primeiros moradores de Timbó. “O texto enumera a venda e ocupação do solo timboense, na época, já sob a administração do fundador, Frederico Donner. Mais adiante, são abordados aspectos da culinária da época da colonização, com destaque para o projeto “Receitas da Imigração”, desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que busca resgatar a realidade dos primeiros habitantes da região, que aqui enfrentaram uma gama de dificuldades e mudanças de hábitos alimentares, em função das diferenças de clima entre o Brasil e a Europa, de onde vieram”, conta ele.
Outro fato relatado no livro foram as eleições municipais de 2012 e o quadro político da região. Um evento natural voltou a marcar o ano de 2012. “No dia 4 de novembro, um forte temporal, com ventos de mais de 100km/h e uma forte chuva de granizo causou prejuízos incalculáveis nas edificações comerciais, industriais e residenciais, sem contar a agricultura, que sofreu perdas generalizadas. A tempestade atingiu vários municípios da região e o JMV foi a campo buscar informações, ouvir à comunidade atingida e registrar através de fotos”, observa Loes ao ressaltar que outro destaque desta edição é a sequência de reportagens publicadas no Jornal do Médio Vale, falando sobre os artistas de nossa região. 
De acordo com Loes, esta edição chega as mãos dos leitores graças ao trabalho de uma série de colaboradores e também o apoio cultural de entidades públicas e privadas da região que com seu patrocínio garantiram a venda subsidiada do Livro – Caderno a R$ 12,00. “Com o esforço de nossa equipe de trabalho, estamos deixando mais alguns capítulos de nossa história para as atuais e futuras gerações”, frisa ele ao destacar que é sempre bom lembrar que o Médio Vale em Cadernos é uma publicação que contém fatos que marcaram o ano imediatamente anterior a sua publicação. “Por este motivo, já estamos escrevendo a edição do próximo ano, que pretendemos editar no primeiro semestre de 2014, antes da Copa do Mundo e das eleições no Brasil. O JMV está em seu Ano Jubilar (25 anos), que serão completados em 4 de março de 2014. O próximo número já tem conteúdos garantidos, como as manifestações de rua, a incrível nevasca e as personalidades publicadas no JMV a partir de maio. Mas há muito mais coisas que vêm por aí”, adianta o diretor.
Os exemplares estarão disponíveis nas bancas e na sede do JMV. A matéria completa do lançamento pode ser conferida no site: www.jmv. tv.br.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui