17.7 C
Timbó
quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Peregrinação à Gruta Nossa Senhora de Fátima reúne cerca de 400 fiéis em Doutor Pedrinho

Data:

A Peregrinação à Gruta Nossa Senhora de Fátima, em Doutor Pedrinho, reuniu aproximadamente 400 fiéis e devotos no domingo, 27 de julho de 2025. O evento foi promovido pela Diocese de Blumenau em comemoração ao Jubileu de Prata de sua criação e instalação.

De acordo com o padre Raul Kestring, responsável pelo setor de Comunicação da Diocese de Blumenau, os peregrinos vindos de diversas paróquias e comunidades se concentraram, a partir das 14h, na Capela Nossa Senhora das Candeias, localizada na comunidade de Capivari. No local, os participantes puderam se confraternizar e se alimentar com opções como pastel, bolo de pote, cuca, água e refrigerante.

Em seguida, os fiéis seguiram em caminhada por cerca de 15 km até a Gruta Nossa Senhora de Fátima. Às 15h, foi celebrada a Santa Missa presidida por Dom Rafael Biernaski, bispo diocesano de Blumenau. O momento foi marcado pela fé e emoção de todos os presentes.

A Peregrinação à Gruta Nossa Senhora de Fátima foi uma das ações sugeridas pela Comissão de Preparação do Jubileu de Prata da Diocese como parte das celebrações do ano jubilar. Dom Rafael também a definiu como uma oportunidade especial para obtenção da indulgência plenária – concedida àqueles que participassem da celebração com as devidas disposições espirituais.

Segundo o Código de Direito Canônico, a indulgência é uma expressão da misericórdia divina, possibilitando aos fiéis a remissão das penas temporais dos pecados, tanto para si quanto para os falecidos. Além da gruta, outros locais também foram definidos como aptos à concessão da mesma graça: a Catedral São Paulo Apóstolo e o Santuário Nossa Senhora Aparecida (ambos em Blumenau) e o Santuário Nossa Senhora dos Navegantes, em Navegantes.

História da Gruta de Nossa Senhora de Fátima

A Gruta de Nossa Senhora de Fátima foi descoberta em 1947 por João Girelli, morador local, durante uma caçada. Surpreendido pela beleza do local, ele compartilhou a descoberta com a comunidade. Devotos como Celeste Uller e Ângelo Uller patrocinaram as primeiras imagens colocadas na gruta: Nossa Senhora de Fátima (como padroeira), São Paulo Apóstolo e Santo Antônio.

Em 1998, a pedido dos vereadores de Doutor Pedrinho, foi aberta uma estrada de acesso até a gruta, que passou a integrar o roteiro turístico do município. Em 2002, as comunidades vizinhas de Nossa Senhora das Candeias e Nossa Senhora Aparecida construíram as estações da Via-Sacra no entorno do local. Em 2017, durante o centenário das aparições de Fátima, foi instalada uma passarela para facilitar o acesso.

Atualmente, a Gruta Nossa Senhora de Fátima em Doutor Pedrinho é reconhecida como um espaço privilegiado para oração, reflexão e peregrinação, além de cenário de importantes celebrações religiosas, como o Jubileu de Prata da Diocese de Blumenau.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.