O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina promoveu, na semana passada o 1º Campeonato Catarinense de Reanimação Cardiopulmonar (RCP). O evento, que aconteceu no dia 13 de agosto, reuniu 40 equipes de profissionais de saúde de diferentes regiões do estado.
A cidade de Timbó se destacou na competição e conquistou o segundo lugar, ficando atrás apenas da equipe da capital catarinense, Florianópolis. O terceiro lugar ficou com o município de São José.
A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU), teve como objetivo aprimorar as práticas de reanimação cardiopulmonar, reforçando conhecimentos técnicos e incentivando a qualidade no atendimento a vítimas de parada cardiorrespiratória. As equipes foram avaliadas em critérios como organização da assistência, qualidade das compressões torácicas e efetividade das ventilações com bolsa-válvula-máscara.
A conquista de Timbó demonstra o alto nível de preparo dos profissionais de saúde da cidade, reafirmando o compromisso com a excelência no atendimento de urgência e emergência e com a segurança da população.
Fonte: SECOM/PMT