Nível do Rio Guaíba segue em baixa, mas continua 1,63 metros acima da cota de cheias. A tragédia no Rio Grande do Sul é muito mais grave do que se imaginava no início. Muitos pensavam que bastava a água baixar e as pessoas poderiam voltar às suas casas. Mas o cenário é devastador. Cidades e bairros inteiros foram destruídos pela correnteza das águas. As perdas humanas pode ser muito maior do que os números anunciados. Além dos desaparecidos, tem muitas pessoas que podem não estar na estatística.
Muitos não acreditaram que os níveis dos rios chegariam ao ponto que chegou e ficaram nas casas. Algumas famílias, com casas de dois pavimentos, pensaram que não chegaria no segundo piso, mas os níveis superaram muito mais e há casos em que o socorro não pode ser feito.
Esse evento catastrófico precisa ser analisado com muita seriedade e profundidade por todos os prefeitos, vereadores, líderes comunitários e comunidade em geral, principalmente em municípios e regiões que são periodicamente inundadas. A maior de todas as cheias no Rio Grande do Sul não tem endereço fixo. Vimos isso no município de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, em 1974, quando a cidade foi devastada, com centenas de mortes, em uma tromba d´água repentina.
O que podemos fazer para evitar uma catástrofe destas? Em termos de retenção de chuvas, praticamente nada. Mas organizar a comunidade para se proteger, abandonar suas casas e salvar alguns pertences, quando ocorrer um alerta, é uma iniciativa básica que precisa ser feita, evitando a perda de vidas. Alojamentos e depósitos em áreas totalmente fora das áreas já inundadas e níveis bem mais altos, é uma iniciativa necessária.
Um fato que chama atenção, também, são as edificações públicas, que estão muito vulneráveis às cheias, tornando o Poder Público alvo de inundações e limitações no atendimento à comunidade. Uma cheia, em Timbó, com 1 metro acima dos níveis das maiores já registradas, inundaria várias edificações públicas, incluindo a sede da prefeitura.
A natureza deu recados importantes, nos últimos anos. Tivemos a maior enchente da história nas cidades de Taió, Pouso Redondo e Presidente Getúlio, aqui no Vale do Itajaí, poucos meses atrás. A discussão do tema é urgente.
-
Tragédia é um recado a todos
Nível do Rio Guaíba segue em baixa, mas continua 1,63 metros acima da cota de cheias. A tragédia no Rio Grande do Sul é muito mais grave do que se imaginava no início. Muitos pensavam que bastava a água baixar e as pessoas poderiam voltar às suas casas. Mas o cenário é devastador. Cidades e…
-
Hospital e Maternidade Oase é vítima de Fake News
No cenário atual, onde a disseminação de informações falsas pode ocorrer em questão de segundos, é crucial que a sociedade esteja atenta aos danos que a desinformação pode causar. Recentemente, o Hospital e Maternidade Oase de Timbó tornou-se vítima de uma dessas falsidades, quando um boato sobre um incidente de atropelamento ocorrido em suas imediações…
-
Governador anuncia intervenção no PL de Indaial e nomeia Moser
O governador e presidente estadual do PL, Jorginho Melo, tomou a decisão de nomear o prefeito de Indaial, André Moser, como novo presidente da Executiva Municipal Provisória do Partido, distituindo o atual presidente, Clério Ribeiro, aliado ao ex-prefeito de Timbó e ex-deputado estadual, Laércio Schuster Junior. A decisão foi tomada na noite de ontem (quarta-feira,…
-
Regional do PL anuncia intervenção em Indaial e pode rever liderança de Laércio
A direção Regional do PL, sob a coordenação do deputado estadual, Ivan Naats, decidiu intervir no Diretório Municipal do PL de Indaial, afastando, temporariamente, toda a diretoria, que é presidida pelo empresário Clério Ribeiro, com apoio da liderança do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Timbó, Laércio Schuster Junior, pré-candidato a prefeito para as eleições de…
-
Circulação de projeto de contações de histórias chega a seis cidades do Vale do Itajaí
As apresentações de “Conta que Te Conto” passarão por escolas e entidades nas cidades de Timbó, Rodeio, Benedito Novo, Rio dos Cedros, Vitor Meireles e Blumenau. Contação de histórias em destaque. Em maio, seis cidades do Vale do Itajaí recebem a circulação do projeto Conta Que Te Conto, da artista timboense Gilmara Goulart, referência em…
-
Oaset promove Café Beneficente com apoio dos 17 Grupos
“Mais do que uma tradição, o nosso Café Beneficente é um ato de amor e compromisso com a excelência no cuidado com a saúde em nossa comunidade,” declara Teresinha Metzker, presidente da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas de Timbó (Oaset). No dia 24 de maio, a partir das 15h, essa calorosa iniciativa ganha vida com…
-
Saúde amplia tratamento para casos graves de Alzheimer no SUS
Estimativa é que 10 mil pessoas sejam beneficiadas no primeiro ano Uma portaria do Ministério da Saúde publicada nesta quinta-feira (15) no Diário Oficial da União determina a ampliação do uso da donepezila para pacientes com forma grave da doença de Alzheimer via Sistema Único de Saúde (SUS). Até então, o medicamento, que ajuda a preservar as…