18.3 C
Timbó
quinta-feira, 30 de maio de 2024

Abertura de Exposição encanta admiradores da arte e da música

Data:

“Admiradores da arte e da boa música prestigiaram a abertura da nova exposição na Casa do Poeta Lindolf Bell”. A frase é do profissional que atua junto ao Museu Casa do Poeta Lindolf Bell, Miguel Rodriguez.

Segundo ele, o evento que aconteceu na noite do dia 19 de abril reuniu um público diversificado que teve a oportunidade de conhecer a exposição temporária Arte-Açu: quadros de Decio Saut. “Famílias vindas de Timbó, Indaial e região se reuniram para apreciar não apenas as obras do artista, mas também desfrutar da participação especial do grupo musical Quarteto dos Arcos”.

- Publicidade -

Rodriguez destaca que “além das famílias locais, o evento contou com a presença de um público jovem e de um grupo de alunos e professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Timbó”.

A cerimônia de abertura foi conduzida por Rodriguez, que destacou a importância dos aspectos naturais do Vale do Itajaí na inspiração criativa dos artistas ligados à região.

Decio Saut, renomado artista com profunda conexão com a cultura local, teve sua trajetória destacada durante o evento, ressaltando sua amizade de longa data com Lindolf Bell, além de sua própria jornada artística, marcada pelo início após um diagnóstico de Parkinson.

Durante a cerimônia de abertura, também fizeram uso da palavra o curador da exposição, Ruan Rosa, e a filha do artista, Julie Anne Saut, também organizadora do evento. “Ruan, que atua como chefe da Divisão de Cultura da Furb, destacou em sua fala a potência de cura da arte, tendo em vista que Decio começou a se dedicar à pintura depois de um diagnóstico da doença de Parkinson. Sua primeira exposição de arte foi realizada em julho de 2023 na FURB e foi intitulada Decio Saut e seu tempo Parkinson”, observa Rodriguez.

Já a filha, Julie Anne Saut, agradeceu aos profissionais que atuam na Casa do Poeta, bem como destacou a importância do legado de Lindolf Bell e Elke Hering, reconhecendo que se não fossem eles e os seus filhos – Rafaela, Pedro e Eduardo – o evento daquela noite não seria possível. Julie agradeceu ainda à Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, afirmando que o município abraçou Lindolf Bell e que a família Saut se sentia também, agora, abraçada.

Antes da abertura oficial da exposição, o público teve o privilégio de desfrutar de um recital proporcionado pelo Quarteto dos Arcos, do município de Indaial. O grupo atualmente é formado pelos músicos profissionais Luiz Silva (Violino I), Amanda Heckmann (Violino II), Paulo Lira (Viola) e Leno Yuri (Violoncelo). Foi um momento ímpar, no qual apresentaram as seguintes composições: Quarteto em Dó maior K157, de Mozart, primeiro movimento; Suíte n° 3 em Ré maior BWV 1068, de Johann Sebastian Bach; e Os Açus, composição de Ronald Niemeier e arranjo de Decio Saut. Esta última peça teve uma importância significativa de ser apresentada no evento, já que a letra da canção é de autoria de Lindolf Bell.

Após a cerimônia, os visitantes puderam apreciar, junto à Sala de Exposições do Grão Cultural, 20 obras emolduradas, todas elas realizadas através da técnica da aquarela e pintadas no ano de 2023 pelo artista indaialense Decio Fernando Saut, que se fez presente também no evento acompanhado de sua esposa, Vania Maria Fadel Saut. Os temas das obras, em sua maioria, são paisagens naturais da região e monumentos arquitetônicos, tais como a Ponte Hercílio Luz, a Ponte dos Arcos, a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo. Duas obras retratam o Jardim Botânico de Timbó.

A exposição ficará aberta à visitação até o dia 19 de maio, sempre nos horários de funcionamento do Museu: de terça-feira a domingo, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. A entrada é franca. O Museu fica localizado na rua Quintino Bocaiúva, n° 902, no bairro Quintino, em Timbó. Para maiores informações sobre o artista, visite o perfil do seu ateliê: @sautatelier. Para agendamento de visitas em grupo, entrar em contato com a Casa do Poeta através do telefone: (47) 3380 7628.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui