21.2 C
Timbó
segunda-feira, 20 de maio de 2024

Acampamento de Grupo reforça a história do movimento

Data:

“Ao desmontar o acampamento, apenas duas coisas devem permanecer no local: em primeiro lugar, nada que evidencie sua passagem; em segundo lugar, seus agradecimentos”. Com esta máxima do fundador do Movimento Escoteiro Mundial, Robert Baden-Powell, Gustavo Debona, diretor-presidente do 20º Grupo Escoteiro Timbó, discorre sobre o Acampamento de Grupo (Acampaget 24) realizado nos dias 27 e 28 de abril no Recanto Saxônia, em Ascurra.

Debona explica que o Acampaget 24 teve como tema Baden Powell, em homenagem ao fundador do escotismo. “Sir Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (B-P) deu início ao movimento em 1907, quando reuniu um grupo de 20 jovens em um acampamento na ilha britânica de Brownsea, em 1º de agosto daquele ano. Esta foi a maneira que B-P encontrou para testar suas ideias. Durante oito dias, ele transmitiu diversos ensinamentos sobre vida em equipe e ao ar livre, acampamentos, fogueiras, jogos, rastreamento, observação e dedução, técnicas de primeiros socorros, alimentação e boas ações. Ele concebeu essa diversidade de práticas para que os jovens retornassem para casa mais independentes e com novas habilidades”.

- Publicidade -

O diretor-presidente relata que “o acampamento foi repleto de aventura e atividades durante dois dias, envolvendo alcateias, tropas escoteiras e sêniors, trabalhando com as ideias originais de Baden Powell”.

Debona observa que “em vários momentos, foram compartilhadas com os jovens partes da vida de Baden Powell, seus ensinamentos e experiências, para que os jovens e seus pais compreendessem ainda mais o movimento escoteiro. Para reforçar isso, o Chefe Vitor, da Alcateia Senoee, representava Baden Powell, vestindo-se com trajes da época da fundação do 20GET, usando o uniforme original e o primeiro lenço utilizado pelo Chefe Felix Scheidemantel Neto, mais conhecido como Chefe Mengo, que junto com os chefes Mario Lenzi, Mario Wolff, Sigfrid Pollmann e Ernesto Brema, iniciou o Movimento Escoteiro aqui em Timbó”.

De acordo com o diretor-presidente, “todo esse esforço visa proporcionar independência aos jovens, despertando neles o espírito aventureiro e desafiador de seus limites. Contamos com uma grande participação de pais e familiares, que se envolveram em diversos setores do acampamento, incluindo a cozinha, apoio nas atividades e participação direta nas atividades com seus filhos”.

Para concluir, Debona destaca que “com um grupo de 210 pessoas, o Acampaget 24 foi um sucesso, e como em todo bom acampamento, tivemos uma manhã de domingo com muita chuva, mas que não diminuiu o brilho das atividades”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui