21.2 C
Timbó
segunda-feira, 20 de maio de 2024

Dia Mundial de Combate ao Câncer: CEPON orienta sobre hábitos de vida saudável para prevenção da doença

Data:

Dieta e estilo de vida são fatores de risco estabelecidos para diversos tipos de cânceres, podendo representar até 40% dos casos em todo o mundo. Evidências recentes demonstraram que a adesão às principais recomendações de estilo de vida para prevenção e da recidiva reduzem tanto a incidência como a mortalidade pela doença.

No Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade do Governo do Estado de Santa Catarina, os atendimentos cresceram 29% para pacientes com câncer no ano de 2023 em comparação com 2022. Por isso, para marcar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, em 8 de abril, é importante observar que um estilo de vida saudável auxilia na prevenção da doença.

- Publicidade -

O diretor do Corpo Clínico e médico patologista do CEPON, Dr. Arthur Conelian Gentili, explica que o câncer ocorre quando um grupo de células normais do corpo passa a ter um crescimento anormal e descontrolado, formando um tumor. “Cerca de 85% a 90% dos casos acontecem por fatores ambientais, como o uso de cigarro, álcool e exposição solar. Além de outros fatores não tão clássicos e que muitas vezes não são citados, principalmente no Sul, como o hábito de tomar bebidas quentes, como chimarrão – ligado ao câncer de esôfago, o excesso de carne vermelha, contribuindo para o aparecimento do câncer colorretal, são alguns exemplos de carcinógenos”, alerta.

De acordo com Gentili, outro fator também pouco falado e muito nocivo é o consumo de alimentos embutidos, como salsicha, linguiça e apresuntado. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), esses alimentos e o cigarro estão no mesmo grau carcinogênico.

No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o triênio de 2023 a 2025 aponta que ocorrerão 704 mil novos casos. Para este ano, são estimados 39.600 casos em Santa Catarina, dos quais 4.670 são em Florianópolis. O câncer de mama feminina e o de próstata são os mais incidentes na região.

“É crucial reconhecer que o câncer é um desafio de saúde pública em todo o mundo. Diante desse cenário, algumas recomendações importantes que podem ajudar na prevenção dessa doença são manter um peso saudável ao longo da vida, evitando o ganho de peso, ser fisicamente ativo, incorporando atividades físicas à rotina diária e reduzindo o tempo sedentário e priorizar uma dieta rica em cereais integrais, vegetais, frutas e leguminosas, com pelo menos cinco porções diárias”, afirma a pesquisadora em Epidemiologia e Prevenção do Câncer, Dra. Nathalie Kliemann.

A pesquisadora, que atua junto ao CEPON, também orienta sobre outras medidas importantes:
– Limitar o consumo de fast-food e alimentos processados, que são ricos em gordura, amidos e açúcares;
– Reduzir o consumo de carnes processadas e limitar o consumo de carne vermelha;
– Diminuir o consumo de bebidas açucaradas e preferir água e bebidas sem adição de açúcar;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
– Ter cautela com a temperatura do chimarrão, mantendo-a abaixo de 60°C;
– Evitar o uso de suplementos para prevenção do câncer, priorizando uma alimentação equilibrada;
– Para as mães, amamentarem seus bebês, se possível, pois o aleitamento materno traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê;
– É fundamental evitar o tabagismo, a exposição à fumaça do cigarro;
– Evitar a exposição prolongada ao sol para reduzir o risco de câncer.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui