20.8 C
Timbó
sexta-feira, 24 de maio de 2024

Equipes de Santa Catarina ajudam no resgate de pessoas no Rio Grande Sul

Data:

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) seguem atuando nas ocorrências relacionadas às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Grande parte dos atendimentos estão relacionados ao resgate de pessoas que estão em áreas alagadas e há equipes atuando em uma ocorrência de deslizamentos com vítimas em São Vendelino. As chuvas persistem nesta quinta-feira, 2, há diversos pontos de interdição e a forte correnteza, em alguns pontos, tem dificultado o trabalho.

O CBMSC ressalta que, considerando as previsões para os próximos dias em Santa Catarina, apesar do envio de equipes para apoio ao estado vizinho, a corporação segue garantindo o atendimento em todo o território catarinense com seu efetivo orgânico, no atendimento ordinário, e demais células de Forças-Tarefa (FTs) disponíveis, acionadas em caso de calamidade.

- Publicidade -

A corporação atua no RS, neste momento, com 32 bombeiros militares, 10 viaturas 4×4 e 11 embarcações, além de equipamentos para ocorrências de deslizamentos. O envio das equipes foi realizado nesta quarta-feira, 1º de maio, por determinação do governador Jorginho Mello.

De acordo com o último boletim divulgado às 12h pelo Governo do Rio Grande do Sul, as fortes chuvas já causaram 13 mortes, 21 pessoas estão desaparecidas, são 147 municípios afetados, 4.599 pessoas em abrigos, 9.993 desalojadas.

Assista o resgate de pessoas no Rio Grande Sul

Previsão de tempo para Santa Catarina
De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, a chuva se intensificou no estado na madrugada desta quinta-feira, 2, trazendo volumes acima de 100 mm no Litoral Sul, devido a aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul. O avanço deste sistema traz chuvas intensas e volumosas para o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, especialmente nas áreas de divisa com o estado gaúcho, mas podem avançar até as regiões do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis
Na sexta-feira, 3, a frente fria se estabelece sobre Santa Catarina, mantendo a condição de chuva volumosa para estas regiões.

Os acumulados totais entre a quinta, 2, e a sexta-feira, 3, devem variar entre 150 e 200 mm no Extremo Oeste, Oeste e em áreas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul que fazem divisa com o RS, podendo pontualmente superar estes valores. Nas áreas ao norte do Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, os volumes devem ficar em torno dos 100 mm. É importante ressaltar que as previsões meteorológicas podem divergir em relação à posição da frente fria, o que pode resultar em acumulados diferentes aos que estão sendo previstos.

Veja o

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui