“O Dia do Escoteiro é uma ocasião significativa para a comunidade escoteira, pois celebra os ideais de liderança, serviço à comunidade e desenvolvimento pessoal que são fundamentais para o movimento. Ao longo do mês de abril, os Escoteiros do Brasil convidam todos a se juntarem a eles na celebração dessa tradição e no compartilhamento do espírito de aventura que define o Escotismo.”
Com base nessas premissas, os grupos do Distrito Escoteiro Vale Europeu: Grupo Escoteiro Purpurata, Grupo Escoteiro Alexandre Roepke, Grupo Escoteiro Timbó, Grupo Escoteiro Indaiá, Grupo Escoteiro Duque de Caxias e Grupo Escoteiro Pomerano realizaram, na noite do dia 20 de abril, junto ao Parque Central de Timbó, um evento singular para marcar as celebrações da Semana Escoteira.
Segundo informações do diretor técnico do Grupo Escoteiro Purpurata, Éverton Pedroso, “o Fogo de Conselho / Flor Vermelha é um encontro noturno ao redor de uma fogueira, onde todos se reúnem para se divertirem, cantarem, representarem peças leves, dançarem folclores e, acima de tudo, refletirem e aprenderem algo novo através das palavras do Chefe”.
O Fogo de Conselho, assim como muitas outras atividades que permeiam a mística e o ambiente do Programa Escoteiro, tem suas raízes nas observações de Baden-Powell sobre os costumes, valores e tradições culturais dos povos que encontrou durante suas jornadas. As atividades do Fogo de Conselho têm como propósito fomentar a criatividade, imaginação, expressão, sociabilidade, habilidades artísticas, autoconfiança, espiritualidade e, acima de tudo, a alegria juvenil.
É importante destacar que no dia 23 de abril, o Movimento Escoteiro, que tem como lema “Sempre Alerta Para Servir!”, celebra mundialmente sua essência e valores. Esta data tem origem na associação com São Jorge, padroeiro da Inglaterra e do Escotismo, sendo também o dia do fundador, Robert Baden-Powell. É uma ocasião de celebração, reflexão e reafirmação dos princípios escoteiros.
No Brasil, desde janeiro de 2018, o Dia Nacional do Escotismo é oficialmente reconhecido pela Lei n° 13.621, promovendo os valores de altruísmo, lealdade e responsabilidade. Durante essa semana, os escoteiros são convidados a participarem das celebrações, refletindo sobre o significado de fazer parte do Movimento e comprometendo-se a transformar a sociedade com seus atos, mantendo sempre o espírito escoteiro vivo.