22.2 C
Timbó
quarta-feira, 29 de maio de 2024

Fogo de Conselho marca Semana Escoteira

Data:

“O Dia do Escoteiro é uma ocasião significativa para a comunidade escoteira, pois celebra os ideais de liderança, serviço à comunidade e desenvolvimento pessoal que são fundamentais para o movimento. Ao longo do mês de abril, os Escoteiros do Brasil convidam todos a se juntarem a eles na celebração dessa tradição e no compartilhamento do espírito de aventura que define o Escotismo.”

Com base nessas premissas, os grupos do Distrito Escoteiro Vale Europeu: Grupo Escoteiro Purpurata, Grupo Escoteiro Alexandre Roepke, Grupo Escoteiro Timbó, Grupo Escoteiro Indaiá, Grupo Escoteiro Duque de Caxias e Grupo Escoteiro Pomerano realizaram, na noite do dia 20 de abril, junto ao Parque Central de Timbó, um evento singular para marcar as celebrações da Semana Escoteira.

- Publicidade -

Segundo informações do diretor técnico do Grupo Escoteiro Purpurata, Éverton Pedroso, “o Fogo de Conselho / Flor Vermelha é um encontro noturno ao redor de uma fogueira, onde todos se reúnem para se divertirem, cantarem, representarem peças leves, dançarem folclores e, acima de tudo, refletirem e aprenderem algo novo através das palavras do Chefe”.

O Fogo de Conselho, assim como muitas outras atividades que permeiam a mística e o ambiente do Programa Escoteiro, tem suas raízes nas observações de Baden-Powell sobre os costumes, valores e tradições culturais dos povos que encontrou durante suas jornadas. As atividades do Fogo de Conselho têm como propósito fomentar a criatividade, imaginação, expressão, sociabilidade, habilidades artísticas, autoconfiança, espiritualidade e, acima de tudo, a alegria juvenil.

É importante destacar que no dia 23 de abril, o Movimento Escoteiro, que tem como lema “Sempre Alerta Para Servir!”, celebra mundialmente sua essência e valores. Esta data tem origem na associação com São Jorge, padroeiro da Inglaterra e do Escotismo, sendo também o dia do fundador, Robert Baden-Powell. É uma ocasião de celebração, reflexão e reafirmação dos princípios escoteiros.

No Brasil, desde janeiro de 2018, o Dia Nacional do Escotismo é oficialmente reconhecido pela Lei n° 13.621, promovendo os valores de altruísmo, lealdade e responsabilidade. Durante essa semana, os escoteiros são convidados a participarem das celebrações, refletindo sobre o significado de fazer parte do Movimento e comprometendo-se a transformar a sociedade com seus atos, mantendo sempre o espírito escoteiro vivo.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui