17.5 C
Timbó
terça-feira, 16 de julho de 2024

Indaial vence Prêmio Band Cidades Excelentes em Saúde e Bem-Estar

Data:

Indaial conquistou na noite dessa terça, 18 de junho, o primeiro lugar no pilar Saúde e Bem-Estar do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024. A honraria foi recebida pelo prefeito André Moser, que esteve na cerimônia promovida em Florianópolis. Indaial concorria com os municípios de Concórdia e Timbó, no critério de população entre 30 mil e 100 mil habitantes.

O Prêmio é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila. A avaliação é feita a partir da ferramenta IGMA, desenvolvida pelo Instituto, que reúne dados públicos das 5.568 cidades brasileiras. 72 indicadores são construídos com base em seis pilares. Para cada um, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local.

- Publicidade -

O pilar Saúde e Bem-Estar, no qual Indaial venceu, contempla 13 indicadores: cobertura de atenção primária; expectativa de vida ao nascer; leitos hospitalares (SUS) por mil habitantes; profissionais da saúde (SUS) por mil habitantes; indicador sintético final Previne Brasil; taxa de mortalidade infantil; cobertura vacinal; desnutrição Infantil; morbidade hospitalar SUS; mortalidade por mil habitantes; óbitos por causas evitáveis; gasto por habitante em saúde por expectativa de vida; aplicação Saúde – mínimo constitucional.

Na cerimônia, o prefeito André Moser dedicou o prêmio a toda equipe de profissionais da Secretaria de Saúde e do Hospital Beatriz Ramos, que não medem esforços para melhorar a qualidade de vida dos indaialenses. Para ele, este é um trabalho coletivo e contínuo da equipe. Indaial também passou por grande evolução de investimentos, tanto na saúde primária, ampliando para 100% a cobertura de atendimento no município, bem como a intervenção do hospital, que estava prestes a ir a leilão, e hoje já recebeu modernização de sua estrutura e implantação de leitos de UTI.

Ao alcançar a primeira posição estadual, Indaial agora avança para a fase nacional. Em julho de 2024, uma cerimônia em Brasília reunirá gestores públicos de todo o país para premiar as melhores cidades em seis pilares, conforme sua categoria populacional.

Fonte: PMI

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui