16.6 C
Timbó
sábado, 25 de maio de 2024

Timbó recebe o Desafio Mundial de Natureza Urbana

Data:

Timbó está programado para sediar o Desafio Mundial de Natureza Urbana e Periurbana de 2024, agendado para acontecer de 26 de abril a 5 de maio. Este evento, reconhecido como um dos mais importantes na ciência cidadã global, marca a segunda participação da mesorregião do Vale do Itajaí, enquanto Timbó estreia em grande estilo.

Dois eventos especiais estão programados para acontecer no Jardim Botânico Franz Damm em Timbó: o primeiro será realizado amanhã, dia 27 de abril, com a Observação Noturna das 18 às 21h (com instruções até as 19h, seguido por trilhas); o segundo acontecerá domingo, dia 28 de abril, com a Observação Diurna das 7 às 12h (com instruções até as 8h, seguido por trilhas). Vale ressaltar que ambos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

- Publicidade -

A gestora ambiental, consultora de Resíduos Zero e educadora ambiental, conhecida por seu comprometimento como signatária dos ODS/SC do Vale Europeu e por sua especialização no Comitê de Desenvolvimento Sustentável da RGB, bem como seu voluntariado em várias organizações ambientais, Maike Letícia Link Bianchini, enfatiza: “apesar de ser a primeira participação oficial de Timbó, é importante mencionar que em novembro do ano passado, a cidade já estava envolvida no emocionante projeto do Grande Bioblitz do Hemisfério Sul, impulsionando a ciência cidadã em sua região.”

O principal objetivo do Desafio Mundial de Natureza é conectar as populações urbanas com o ambiente natural circundante. E a boa notícia é que todos estão convidados e são bem-vindos a participar! O evento é estruturado em duas fases distintas: na primeira, com duração de quatro dias consecutivos, o objetivo é registrar o maior número possível de espécies selvagens, sejam plantas, animais, fungos ou até mesmo suas pegadas, por meio de fotografias e gravações sonoras. Este ano, as observações serão feitas entre 26 e 29 de abril, e toda a comunidade é incentivada a participar ativamente.

Participar do Desafio Mundial de Natureza é simples, como explica a ambientalista Maike: basta seguir alguns passos básicos. Primeiro, instale o aplicativo iNaturalist em seu telefone e crie uma conta. Em seguida, ao encontrar vida selvagem, tire fotos ou grave sons e faça o upload dos registros no iNaturalist. É isso! Você estará contribuindo para a classificação do Vale do Itajaí no DNU2024, colaborando com a ciência e a preservação da natureza. Além disso, Maike sugere que todos participem dos workshops disponíveis no iNaturalist e de fotografia biológica, acessíveis por meio deste link: https://linktr.ee/desafiodanatureza.valedoitajai.

É importante enfatizar que todos os registros devem ser feitos exclusivamente por meio do aplicativo iNaturalist ou enviados para a plataforma correspondente para serem contados no projeto e devem envolver organismos selvagens. A segunda fase do evento consiste em uma maratona de identificação das observações feitas durante a primeira fase, que se estenderá por uma semana, de 30 de abril a 5 de maio.

Quanto à história do Desafio Mundial de Natureza Urbana, que começou em 2016 como uma competição entre as cidades de San Francisco e Los Angeles, o evento evoluiu significativamente ao longo dos anos. Em 2017, tornou-se um evento nacional nos Estados Unidos e, em 2018, expandiu-se para se tornar um evento global. Seu objetivo central é conectar as pessoas que vivem em áreas urbanas com a natureza local, bem como coletar dados sobre a biodiversidade urbana e aumentar a documentação voluntária da biodiversidade em escala global. Portanto, participe deste magnífico evento de ciência cidadã, contribua para o conhecimento e a conservação da natureza e divirta-se observando a vida selvagem, como Maike nos convida.

Para obter mais informações sobre o evento, entre em contato com a organização por meio das redes sociais: @calacademy, @biofurb, @kyh_eco, ou por meio dos apoiadores: @rotaryvaleeuropeu, @promea_gaiatimbo, @acaprena, @gpbr.valedoitajai, @pedeterraeduca, @samaetimbo, @prefeituratimbo.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui