17 C
Timbó
domingo, 21 de abril de 2024

Um banquete de Páscoa

Data:

A Páscoa é uma festa que traz consigo uma rica tradição, mas também uma deliciosa variedade de sabores. No Brasil, essa celebração é marcada não apenas pela religiosidade, mas também pela generosidade da mesa posta no Domingo de Páscoa. É um momento de reunir a família em torno de pratos repletos de sabor e afeto, onde cada iguaria é um convite à partilha e à comunhão.

Para garantir que seu almoço de Páscoa seja verdadeiramente memorável, a equipe do Jornal do Médio Vale (JMV) recorreu à experiente chef de cozinha e colunista Bárbara Guerra. Com sua expertise culinária, Bárbara elaborou um cardápio que promete surpreender até os paladares mais exigentes, tornando esse domingo de Páscoa uma ocasião simplesmente inesquecível.

- Publicidade -

Bárbara ressalta que a Páscoa no Brasil é permeada por tradições que, embora tenham origem religiosa, foram incorporadas ao cotidiano de todos. Quem poderia resistir a um suculento ovo de Páscoa recheado de chocolate? Ou à divertida caça aos ovos escondidos pelo coelhinho, especialmente na manhã de domingo? São esses momentos que se eternizam em nossas memórias, e o almoço de Páscoa certamente não é exceção.

Durante o período pascal, as tradições alimentares também ocupam um lugar especial. Enquanto na Sexta-Feira Santa o costume é jejuar e evitar carne vermelha, o Domingo é marcado pela abundância à mesa. Assim, é tradição saborear peixes, mas também se permite a indulgência em carnes de boi e frango. E para fechar com chave de ouro, não poderia faltar o chocolate, que se apresenta de forma irresistível, como um delicioso ovo de Páscoa na travessa.

Portanto, a chef observa “que neste Domingo de Páscoa, além de celebrarmos a ressurreição e renovarmos nossas esperanças, possamos também desfrutar de um banquete que aquece o coração e reúne aqueles que amamos. Que cada pedaço de peixe, cada garfada de carne e cada pedaço de chocolate seja um brinde à vida, ao amor e à união familiar. Que assim seja, e que este almoço de Páscoa seja apenas o começo de momentos inesquecíveis compartilhados ao redor da mesa”.

Receitas

Salada com molho de mostarda e crotons

Ingredientes:
*2 colheres de sopa de requeijão;
*1 colher de sopa de mostarda;
*1/2 limão;
*2 colheres de sopa de azeite;
*Sal e pimenta-do-reino a gosto;
*6 folhas de alface-americana;
*1 cebola;
*1 lata de milho (170 gramas);
*1 cenoura;
*4 palmitos;
*Uva-passa a gosto;
*4 fatias de pão de forma.

Modo de preparo:
Corte os pães em cubos, coloque em uma forma, regue com azeite e leve ao forno até dourar levemente e deixe esfriar. Em uma vasilha junte o requeijão, mostarda, limão, azeite, sal e pimenta, misture tudo e reserve. Junte os ingredientes da salada já picados, regue com o molho e misture os crotons e sirva.

Tilápia assada

Ingredientes:
*1 tilápia inteira, limpa;
*suco de 1 limão;
*4 dentes de alho espremidos;
*1 colher (sopa) de sal;
*meia xícara (chá) de azeite;
*12 batatas-bolinhas com casca
(lave bem antes de usar);
*1 cebola em rodela;
*200 g de tomates-cereja;
*2 colheres (sopa) de
salsa desidratada.

Modo de preparo:
Tempere a tilápia com o limão, o alho e o sal. Em uma forma retangular grande forrada com papel-alumínio, coloque a tilápia e espalhe todo o azeite por ela. Disponha as rodelas de batata, cebola e tomate ao redor da tilápia e salpique a salsa. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio-alto (200°C) preaquecido, por cerca de 30 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe assar por mais 20 minutos para dourar e secar o líquido. Sirva com salada.

Repolho cremoso gratinado

Ingredientes:
*300 ml de leite integral;
*170 gramas de milho verde
escorrido e lavado em água corrente;
*1 caixinha de creme de leite
(200 gramas);
*200 gramas de requeijão cremoso;
*1 colher de sopa de amido de milho;
*1/2 repolho;
*1 colher de sopa de manteiga;
*1 cebola;
*2 dentes de alho;
*200 gramas de queijo
mussarela ralado;
*Sal e pimenta-do-reino a gosto;
*Orégano a gosto.

Modo de preparo:
Descasque e pique a cebola e o alho em cubos pequenos. Lave, higienize e pique repolho grosseiramente (o corte grosseiro vai manter um pouco a textura crocante e deliciosa do vegetal); Para o creme, em um liquidificador, adicione o leite, o milho escorrido, o creme de leite, o requeijão e o amido de milho. Tempere com sal e pimenta-do-reino e bata até obter uma mistura homogênea. Reserve. Em uma panela, em fogo médio, derreta a manteiga e adicione a cebola e 1 pitada de sal. Refogue até murchar levemente, acrescente o alho picado, misture e refogue por mais 1 minuto. Junte o repolho na panela, acerte o sal e a pimenta e refogue por 2-3 minutos, ou até o repolho murchar um pouco (é importante que fique em ponto al dente para manter a crocância). Despeje o creme na panela, misture e deixe cozinhar, mexendo às vezes, por cerca de 5 minutos ou até o creme engrossar e encorpar um pouco. Prove e, se necessário, acerte o sal. Transfira para um refratário, salpique a mussarela e o orégano por cima, espalhando bem. Leve para assar no forno preaquecido por cerca de 20 minutos, ou até gratinar; está pronto! Agora é só servir esse prato saboroso, prático e muito cremoso. Aproveite!

Ovo de Páscoa na travessa

Ingredientes:
*3 latas de leite condensado;
*3 xícaras de chá de leite;
*6 gemas;
*2 colheres de sopa de amido de milho;
*Um quarto de xícara de leite
para dissolver o amido de milho;
*1 colher de chá de essência
de baunilha;
*2 caixas de creme de leite;
*2 xícaras de chá de
chocolate meio amargo derretido;
*Meia xícara de chá de amendoim
sem sal picado;
*2 xícaras de chá de chocolate
ao leite picado

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque três latas de leite condensado, três xícaras de chá de leite e seis gemas. Dissolva duas colheres de sopa de amido de milho em um quarto de xícara de leite e acrescente a mistura na panela. Misture, ligue o fogo e cozinhe até engrossar. Em seguida, adicione uma colher de chá de essência de baunilha e misture. Desligue o fogo, deixe esfriar e adicione duas caixas de creme de leite. Misture bem. Reserve um terço da mistura. No restante do creme, acrescente duas xícaras de chá de chocolate meio amargo derretido e misture. Em uma travessa, coloque metade do creme com chocolate e leve ao congelador por 15 minutos. Depois, acrescente o creme branco reservado e meia xícara de chá de amendoim picado sem sal. Cubra com o restante do creme de chocolate. No micro-ondas, derreta duas xícaras de chá de chocolate ao leite picado por um minuto e espalhe na travessa.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui