22.5 C
Timbó
sábado, 13 de abril de 2024

Colunas

Bastidores

Bastidores

Serginho pode ser vice de Moser

INDAIAL – O ex-prefeito de Indaial, Sérgio Almir dos Santos, popular Serginho, recebeu a visita, na semana passada, de lideranças estaduais do PSD, sob o comando do presidente estadual da legenda, deputado Estadual Milton Hobbus.

- Publicidade -

Na ocasião, o dirigente estadual convidou formalmente Serginho para ingressar na legenda, com a possibilidade de disputar um cargo na majoritária, nas eleições deste ano.

O PSD integra a coligação governista do prefeito André Moser (PSDB), ocupando o cargo de vice-prefeito, na figura do empresário Zelir Tirol. A eventual filiação de Serginho pode abrir espaço para ele ser candidato a vice de Moser, o que é bem visto pelo prefeito.

Moser e Serginho foram aliados no primeiro mandato do ex-prefeito e sempre tiveram uma relação cortês. Além de Milton Hobbus, visitaram Serginho o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (hoje no PSD), o ex-deputado Estadual, Jean Kullmann e o deputado Estadual Ismael dos Santos. As conversas prosseguem.

Fiebes e os conselhos de Luciano

TIMBÓ – O vereador Haroldo Fiebes (MDB/Timbó), que exerce as profissões de músico e advogado, tem uma aproximação pessoal com o empresário Luciano Hang, proprietário da rede de Lojas Havan. A Banda D’ Fiebes é presença garantida na maioria das festas organizadas por Luciano Hang, em sua casa de praia, no Balneário Camboriú, e também em Brusque, onde reside. Recentemente, Hang promoveu uma festa de início de ano, quando os Fiebes estiveram presentes, juntamente com a dupla sertaneja Teodoro e Sampaio. Hang, sempre muito receptivo, recebeu empresários, lideranças de suas empresas e políticos. A relação de Fiebes e Luciano, além de profissional, também é de amizade. Não é raro o empresário dar conselhos ao timboense, que o tem como um líder inspirador. Na foto, Fiebes, com Luciano Hang e Teodoro. 


Jean mantém disposição de concorrer

TIMBÓ – O advogado Jean Schütz, um dos expoentes do PSL local, mantém sua disposição de concorrer a um cargo majoritário, nas eleições deste ano. Jean tem mantido contatos com as lideranças estaduais do PSL e deixou claro que sua condição é liderar uma chapa majoritária, abrindo espaço para alianças com outras legendas.

Entre os partidos que podem integrar a aliança, estão o MDB e o NOVO, com quem Jean já manteve diversos contatos. O NOVO não deve lançar candidatos em cidades do porte de Timbó e a aliança, se ocorrer, deverá ser informal, partindo das lideranças da sigla. Mas as pautas políticas do PSL são apoiadas pelo NOVO em nível nacional. Jean afirma que o partido está com Bolsonaro e as lideranças locais estão organizando a sigla do presidente, a Aliança pelo Brasil. Sobre as eleições deste ano, ele diz: “Queremos apresentar uma proposta de governo para Timbó dentro da filosofia do presidente Bolsonaro e do governador Moisés. Uma alternativa para o eleitor timboenses poder mudar com segurança”, concluiu.

Jerry incentiva MDB a coligar com PSL

TIMBÓ – Em reunião com a Executiva Municipal e lideranças do MDB de Timbó, no dia 20 de janeiro, o deputado Estadual Jerry Comper, incentivou os timboenses a formalizarem conversações com o PSL para uma aliança nas eleições municipais. A aproximação entre as legendas já é aplicada nas esferas estadual e federal e deve chegar em diversos municípios em todo o país.

Em Timbó, algumas lideranças do MDB já sinalizaram disposição em formar a parceria. O PSL tem como principal nome para disputar a cabeça de chapa o advogado Jean Schütz. Para o deputado Jerry Comper, a aliança entre o MDB e o PSL é importante para estreitar as relações entre o município e os governos estadual e federal.

O MDB catarinense faz parte da base de sustentação do governador Carlos Moisés na Assembleia Legislativa.

IDEB é alcançado com antecedência

TIMBÓ – O último dado disponível do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Timbó, medido pelo Ministério da Educação, referente ao ano de 2017, mostrou que as escolas municipais atingiram a meta projetada três anos antes do prazo. A partir de 2009, Timbó deu um salto de qualidade na Educação, segundo os dados do IDEB, superando os anos anteriores e as projeções de metas. Para o ano de 2017, a meta do IDEB de Timbó era de 6,6, mas a cidade atingiu 6,9, acima da meta de 2019, que é de 6,8. As escolas municipais receberam boa análise do MEC, mas duas escolas se destacaram, puxando o índice para cima. São elas: Escola Municipal Erwin Prade e Escola Municipal Padre Martinho Stein. Nesse período após 2017, foram realizados investimentos em todas as escolas municipais e agora é aguardado a divulgação do IDEB de 2019.

Timbó tem aumento de 1,2% no FPM

TIMBÓ – O ano de 2020 começou com boas notícias para a Prefeitura de Timbó. As transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), tiveram um incremento de 1,2% em termos reais, em relação ao início do ano passado. Na área da Ammvi, somente Timbó e Guabiruba tiveram aumento. O FPM é uma das principais receitas das prefeituras e sua origem é na arrecadação dos impostos federais, que são redistribuídos aos municípios com base na população. Timbó alcançou um grau superior e isso resultará em mais recursos para investimentos. O prefeito Jorge Krüger disse que o dado é positivo, mas isso não fará a administração relaxar nas medidas de economicidade adotadas durante sua gestão. Foram extintos dezenas de cargos comissionados e aproveitados servidores de carreira em funções de chefia. O enxugamento proporcionou mais investimentos na Saúde, Educação e Infraestrutura. Timbó encerrou 2019 com as contas em dia e recursos em carga para investimentos em 2020.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui