14.4 C
Timbó
domingo, 21 de julho de 2024

Analistas reduzem projeção de todos os índices de inflação neste ano

Data:

Analistas reduzem projeção de todos os índices de inflação neste ano
A estimativa de analistas de mercado para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano …

Cleiton Baumann

BRASÍLIA (Agência Brasil) – A estimativa de analistas de mercado para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano caiu de 4,36% para 4,33%, segundo o boletim Focus do Banco Central. Para 2010, houve aumento na projeção, de 4,30% para 4,33%. O IPCA mede a inflação oficial e é adotado pelo governo para fixar as metas de inflação do país.
A projeção para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) passou de 2,17% para 2,03% neste ano. Para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) a estimativa caiu de 1,92% para 1,81%. No mercado paulista, o Índice de Preço ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe) passou de 4,33% para 4,32%. Para 2010, as projeções dos três índices foram mantidas em 4,5%.
A projeção para os preços administrados em 2009 caiu de 4,40% para 4,38% e permanece em 4% para 2010. Os preços administrados referem-se aos valores cobrados por serviços monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento, transporte urbano coletivo e outros). O boletim Focus é uma publicação semanal elaborada pelo Banco Central com base em projeções de analistas de mercado para os principais indicadores da economia.


Estimativa de juros cai para 9% ao ano
Os analistas de mercado ainda reduziram a projeção para a taxa básica de juros, a Selic, ao final de 2009 de 9,25% para 9% ao ano. Para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, marcada para os dias 9 e 10 de junho, os analistas esperam que a Selic seja reduzida dos atuais 10,25% para 9,5% (queda de 0,75 ponto percentual), projeção mantida há três semanas. Com isso, o BC diminuiria o ritmo de corte da Selic, que foi de um ponto percentual em janeiro, em março e em abril.
A Selic é um instrumento usado pelo Banco Central para controlar a inflação. Quando a inflação está em queda, o BC reduz os juros básicos e aumenta quando ocorre o contrário. Segundo os analistas consultados, a projeção para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 4,36% para 4,33% neste ano e para 2010 caiu de 4,30% para 4,33%.
A meta de inflação estabelecida pelo governo com base no IPCA para este ano e o próximo é 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ou seja, o limite inferior é de 2,5% e o superior é de 6,5%.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui