21.1 C
Timbó
quarta-feira, 12 de junho de 2024

Apresentação do Oratório da Paixão inicia dia 1º de abril

Data:

Apresentação do Oratório da Paixão inicia dia 1º de abril
Um evento musical que desperta em todos os cristãos o verdadeiro significado da Páscoa …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – A Semana Santa, que antecede a Páscoa, celebrada no dia 12 de abril, reserva muitos eventos especiais, que visam despertar nos cristãos o verdadeiro significado da Páscoa. Entre eles destaca-se o Espetáculo Religioso e Cultural: Oratório da Paixão. O evento é realizado através do Programa Fundação Indaialense de Cultura – FIC nas Comunidades, onde a FIC e Prefeitura de Indaial descentralizam suas ações, levando arte e cultura até os Bairros, atendendo outros segmentos da comunidade e realizando importantes parcerias.
O Oratório da Paixão é realizado de 1ª a 4 de abril e, é apresentado especialmente nas Igrejas. Segundo a organização, a Semana Santa simboliza um tempo de meditação, oração e silêncio interior. Neste sentido o espetáculo: Oratória da Paixão irá premiar a comunidade indaialense com apresentações da Orquestra de Câmara de Indaial e Coro Misto Indaiá, sob a regência do maestro Paulo Henrique Lira. A organização explica que com o propósito de enriquecer o Programa da Semana Santa, o Oratório da Paixão baseado no Evangelho de São Mateus, é especial para o tempo da quaresma.
Bastante difundido na Europa (nascido em Roma) a partir do século XVII, neste evento vem resgatando valores religiosos e culturais, conservando assim a tradição do Oratório alemão sobre o tema da Paixão. Com partitura musical sobre um texto sacro, a história da Paixão e Morte de Cristo, segundo São Mateus, é um clássico composto por vários compositores nos diferentes períodos da história da música ocidental, terá um recitante (o Evangelista) e ênfase no canto solista em estilo recitativo e instrumentos concertantes.
No repertório consta apresentação de músicas dos compositores: Bach, Lutero, Mozart, e autores anônimos, do repertório Católico (latim) e Luterano (alemão e português).
O Oratório traz como destaques:- Evangelista / Narrador: Adriano Littig- Solistas: Judas – Cristof Oberziner; Maria Mãe de Jesus – Helma I. Grasmück; Maria Madalena – Helga Itner; Tenor – Daniel Grasmuck e o Quarteto de Cordas da Cidade de Indaial.

LOCAIS / APRESENTAÇÕES
Dia 01/04 – quarta-feira – 20h – Igreja Evangélica Luterana – São Paulo – Carijós – Pastor Osvino Vorpagel
Dia 02/04 – quinta-feira – 20h – Igreja São Bonifácio – Encano Baixo – Padre Lauro Nunes 
Dia  03/04 – sexta-feira – 20h – Igreja São José Operário – João Paulo II – Padre Carlo Faggion
Dia  04/04 – Sábado. – 20h – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – Apiúna – Pastor Siegefred Kalk

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui