22 C
Timbó
sábado, 20 de julho de 2024

Arrecadação da Receita Federal cai 7,26% em janeiro

Data:

Arrecadação da Receita Federal cai 7,26% em janeiro
A queda nominal ficou em 1,84% na mesma comparação …

Thomas Erbacher

BRASÍLIA (Agência Brasil) – A arrecadação de impostos e contribuições federais somou em janeiro R$ 61,4 bilhões. O resultado representa uma queda de 7,26% sobre o mesmo período do ano passado, já corrigido pelo Índice de Preço de Consumidor Amplo (IPCA). A queda nominal ficou em 1,84% na mesma comparação. Em relação a dezembro de 2008, a queda foi de 7,67%.

Entre os fatores que influenciaram a queda da arrecadação, segundo a Receita Federal, está a forte antecipação de recolhimento em janeiro de 2008 da declaração de ajuste do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas e da Contribuição Social sobre o Líquido Líquido e que reflete os lucros obtidos em 2007.

- Publicidade -

Outro fator foi a queda da produção industrial de dezembro passado em relação a dezembro de 2007, dado baseado na Pesquisa Indústria Mensal ? Produção Física do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, o recuo na arrecadação de impostos e contribuições federais foi influenciado pela alteração da tabela de incidência do IPI sobre automóveis no período janeiro a março de 2009.

A criação de \”mecanismos que permitiram que a nova tabela fosse aplicada aos veículos já estocados nas revendedoras ? medida adotada para estimular a economia diante da crise econômica ? também contribuiu para esse resultado.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui