22.5 C
Timbó
sábado, 13 de abril de 2024

Aumento dos juros bancários está acima da Selic.

Data:

Aumento dos juros bancários está acima da Selic.
A taxa média de juros das operações bancárias para pessoa física aumentou de 134,22% ao ano. …

Thomas Erbacher

BRASÍLIA (Agência Brasil) – A taxa média de juros das operações bancárias para pessoa física aumentou de 134,22% ao ano, em julho, para 135,27% no mês de agosto. É a mais alta registrada desde janeiro do ano passado. A taxa média de juros para pessoa jurídica também aumentou. Passou de 64,40% ao ano para 65,16%, no mesmo período. Desde setembro de 2006, não se registrava taxa de juros para pessoa jurídica nesse patamar. Os números são de pesquisa realizada pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), divulgada pelo vice-presidente da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira.

A pesquisa se antecipa à estatística do Banco Central sobre operações de crédito do sistema financeiro, referente a agosto, que só será divulgada no próximo dia 29. O dirigente da Anefac constatou que, pelo quarto mês seguido, todas as taxas de juros das operações de crédito continuaram a subir. As elevações foram provocadas, segundo ele, pela retomada do processo de aperto monetário, em abril deste ano, que aumentou a taxa Selic de 11,25% ao ano para 13% até o mês passado. Antes, portanto, do segundo reajuste de 0,75 ponto percentual, na semana passada, que elevou a taxa para 13,75%.

- Publicidade -

A pesquisa da Anefac também avaliou as variações da taxa Selic, de setembro de 2005 até agosto último, e constatou que ?mais uma vez fica evidente que as reduções verificadas no período não foram integralmente repassadas para as taxas bancárias?, segundo Oliveira. Ele lembrou que a taxa básica de juros, que era de 19,75% em setembro de 2005, estava em 13% em agosto. A queda de 6,75 pontos percentuais correspondem a 34,18%. Mas a taxa média de juros para pessoa física caiu só 5,85 pontos percentuais de lá para cá, enquanto para a pessoa jurídica o repasse foi ainda menor, de apenas 3,07 pontos percentuais, ou menos da metade da redução verificada na taxa Selic nesses três anos.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui