20.6 C
Timbó
quinta-feira, 30 de maio de 2024

Avanços notáveis na implantação da nova usina

Data:

“A Casa de Força da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Rodeio Energética tem sua construção iniciada. E, destaque: ela será subterrânea!” Essa observação é do presidente da Cooperativa Geradora de Energia Elétrica e Desenvolvimento Santa Maria (Ceesam), Lorivald Beyer, ao afirmar que a PCH Rodeio Energética é um empreendimento subsidiário do Grupo Ceesam.

Segundo o presidente, “as obras de nossa nova usina estão avançando em ritmo acelerado! Múltiplas frentes de trabalho estão operando simultaneamente. Na tomada de água, começamos a escavação do Shaft, a estrutura que conectará a água do rio ao túnel. Na superfície, as perfurações para futura instalação dos postes da linha de transmissão continuam na rua Pedro Maus. Na rua Rodeio, os postes já foram colocados.”

- Publicidade -

Beyer explica que “reuniões de planejamento e acompanhamento da execução dos trabalhos são constantes. Enquanto isso, dentro do túnel, os serviços de solda continuam: condutos e peças de transição já foram instalados. Além disso, as concretagens e a instalação das vigas para a Casa de Força foram iniciadas. É verdadeiramente um feito engenhoso! Todos estão admirados com a grandiosidade do que estamos construindo. Isso é muito gratificante! Contar com equipes sérias e comprometidas com nosso trabalho é fundamental.”

O presidente afirma que “as obras estão avançando conforme o planejado.” Esta declaração coincide com a afirmação da equipe de engenharia que supervisiona os trabalhos na nova usina: “Na PCH Rodeio, estamos superando os desafios mensais da imensa obra subterrânea e alcançando resultados significativos nos avanços e metas de cada frente de trabalho”, afirma a engenheira Milena Kammers.

Dentre as frentes de trabalho relacionadas à escavação, os seguintes trabalhos foram concluídos: Túnel de Acesso à Casa de Força, Túnel de Serviço, Túnel de Acesso Adutor, Túnel de Adução da Casa de Força e Túneis Ramificados. Atualmente, os seguintes serviços estão em andamento: Túnel Adutor, sentido tomada d’água com 312m escavados – faltam 282m até o shaft; Túnel de Fuga Jusante com 394m escavados – faltam escavar 444,5m para encontrar com o túnel de fuga por montante, e Túnel de Fuga Montante com 314m escavados – faltam escavar 524,30 para encontrar o túnel de fuga por jusante. “As escavações na casa de força também foram concluídas e as concretagens do piso foram finalizadas para a instalação da superestrutura pré-moldada, e em breve, as tão sonhadas turbinas.”

Beyer explica que a PCH Rodeio Energética está sendo implantada no estado de Santa Catarina, no município de Benedito Novo, no rio Benedito, afluente do rio Itajaí-Açu. “O potencial hidrelétrico do rio Benedito, no local selecionado, será aproveitado para a geração de energia hidroelétrica, utilizando-se a vazão natural média disponível de 20,37, 53 metros cúbicos por segundo (m³/s), e do desnível bruto de 57,16 metros entre as estruturas de barramento e de geração (casa de força). A potência instalada desta nova usina será de 9,75MW.”

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui