17.2 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Copom aumenta estimativa de inflação para preços administrados em 2009.

Data:

Copom aumenta estimativa de inflação para preços administrados em 2009.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central aumentou para 4,8% a estimativa de inflação do …

Thomas Erbacher

BRASÍLIA (Agência Brasil) – O Comitê de Política Monetária do Banco Central aumentou para 4,8% a estimativa de inflação do conjunto de preços administrados por contrato (derivados de petróleo, energia elétrica, gás, planos de saúde, tarifas de água, esgoto e transportes públicos). Antes, o aumento estava estimado em 4,5%.

A informação consta da ata da reunião do colegiado na semana passada. O documento, divulgado pelo Banco Central, revela que não há expectativa de aumento nos preços da gasolina e do gás de cozinha em 2008, mas que os diretores do banco reconhecem o impacto da alta do preço internacional do petróleo na indústria petroquímica.

- Publicidade -

A ata informa que o comitê manteve a projeção de alta das tarifas de energia elétrica e de telefonia de 1,1% e 3,5% no ano, respectivamente. Também foi mantida a projeção de alta de 4% para o conjunto dos preços administrados em 2008. Em junho, esse grupo representou 29,81% do total do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o índice oficial de inflação.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui