16.7 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Desigualdade de renda nas regiões metropolitanas diminuiu 7%, diz Ipea.

Data:

Desigualdade de renda nas regiões metropolitanas diminuiu 7%, diz Ipea.
A desigualdade de renda entre as pessoas ocupadas diminuiu 7% do quarto trimestre de 2002 ao primeir …

Thomas Erbacher

BRASÍLIA (Agência Brasil) – A desigualdade de renda entre as pessoas ocupadas diminuiu 7% do quarto trimestre de 2002 ao primeiro trimestre de 2008. A constatação é de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizado nas regiões metropolitanas de Salvador, Recife, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre.

De acordo com o presidente do Ipea, Marcio Poch-mann, a razão da diminuição da diferença deve estar ligada à recuperação do poder de compra do salário mínimo observada nos últimos anos. Pochmann também atribuiu essa redução aos investimentos do setor produtivo ocorridos nos últimos anos, que possibilitaram a contratação de trabalhadores de menor renda.

- Publicidade -

Para que a tendência de diminuição da diferença de renda continue, Pochmann indica a necessidade da reforma do sistema tributário brasileiro. Ele avaliou que a proposta que tramita no Congresso Nacional não é suficiente para manter essa tendência. ?Ela [proposta de reforma tributária] é tímida em ações para diminuir o percentual do imposto pago pelos mais pobres?, disse o economista.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui