17.5 C
Timbó
terça-feira, 16 de julho de 2024

Economia brasileira pode crescer 0,5% no próximo ano, estima ONU

Data:

Economia brasileira pode crescer 0,5% no próximo ano, estima ONU
As informações são da BBC Brasil …

Thomas Erbacher

BRASÍLIA (Agência Brasil) – A economia brasileira pode crescer apenas 0,5% no próximo ano, de acordo com relatório da Organização das Nações Unidas divulgado ontem, 1º de dezembro. Num cenário otimista, o crescimento brasileiro seria de 3% em 2009. As informações são da BBC Brasil. O cenário pessimista traçado pela ONU prevê a manutenção da turbulência nos mercados financeiros mundiais e um declínio ainda maior na concessão de empréstimos nos países desenvolvidos, além de uma crise de confiança prolongada na economia global.

As previsões do relatório para a economia mundial têm como base dois cenários econômicos. No cenário básico, pessimista, os mercados financeiros voltam ao normal no prazo de até nove meses e os países desenvolvidos anunciam novos pacotes de estímulo à economia. No segundo cenário, chamado de otimista, mantêm-se as condições do primeiro e acrescentam-se previsões com pacotes de estímulo econômico de 1,5% a 2% do PIB (Produto Interno Bruto – a soma de bens e serviços produzidos mundialmente) e novos cortes nas taxas de juros.

- Publicidade -

A economia mundial teria um crescimento de 1% em 2009 no cenário básico, e de 1,6% no cenário otimista. O documento diz que no cenário pessimista as economias dos países desenvolvidos podem cair 1,5% no ano que vem, com queda de 1,9% no PIB dos Estados Unidos, 1,5% no da Zona do Euro e 0,6% no Japão. As economias dos países em desenvolvimento teriam um crescimento entre 2,7%, no cenário pessimista, e de 5,1% no cenário otimista.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui