Governo investe R$ 34 bilhões até 2010 para incrementar vendas externas.
Com investimentos de R$ 34 bilhões até 2010, o governo lançou a Estratégia Brasileira de Exporta …
Thomas Erbacher
BRASÍLIA (Agência Brasil) – Com investimentos de R$ 34 bilhões até 2010, o governo lançou a Estratégia Brasileira de Exportação. O objetivo é ampliar a participação das vendas externas para 1,25% das exportações mundiais. O programa também prevê o aumento em 10% do número de micro e pequenas empresas exportadoras. Com a estratégica, a quantidade de micro e pequenas empresas que vendem para o exterior, saltaria dos atuais 11 mil para 12,1 mil.
O plano é resultado da articulação de 40 órgãos federais, que elaboraram a nova política nos últimos quatro meses. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), foram retiradas as superposições de iniciativas (ações iguais desenvolvidas por mais de um órgão). O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) está desenvolvendo indicadores para estabelecer prazo de execução das ações. A cada três meses, será divulgado um relatório com as ações já executadas.
Foi elaborado ainda um inventário, distribuído aos empresários, com as ações de estímulo à exportação, desenvolvidas por órgãos federais. Segundo o secretário de Comércio Exterior do ministério, Welber Barral, o objetivo é dar mais transparência aos programas do governo e superar o desconhecimento dessas ações pelo setor privado. A elaboração da estratégia estava prevista desde o lançamento da Política de Desenvolvimento Produtivo, em maio. ?Naquela ocasião, estabelecemos metas, mas não dizemos como chegaríamos até lá?, disse Barral.