Objetivo é reduzir a ocorrência de acidentes provocados por fogões a gás, panelas de pressão, cadeiras plásticas, escadas domésticas, entre outros itens
O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) realiza em Santa Catarina a operação nacional Ambiente Seguro. Coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é executada pelos órgãos delegados nos estados e segue até 12 de abril.
O objetivo é fiscalizar o comércio varejista e atacadista em todo o país, para reduzir a ocorrência de acidentes relacionados a fogão a gás de uso doméstico, panela metálica e de pressão, extintor de incêndio, cadeira plástica monobloco, escada metálica e coifas/exaustor elétrico de uso doméstico.
O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, comenta a importância das operações nacionais. “Essas ações são importantes para conscientização dos consumidores e se constituem uma oportunidade para retiramos do mercado produtos que apresentem fraudes ou irregularidades em relação a legislação vigente”, avalia.
Os produtos com foco na operação Ambiente Seguro são regulamentados pelo Inmetro e, portanto, devem exibir o selo de conformidade do Instituto, que é a evidência de que foram testados e atendem aos requisitos mínimos de segurança.
“Orientamos aos consumidores que, ao adquirirem esses produtos, busquem fazê-lo em mercados formais, com procedência comprovada e que possuam o selo do Inmetro”, alerta o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.
Durante todo o ano, o Inmetro e os órgãos delegados monitoram o mercado, realizando periodicamente operações especiais para reforçar a segurança dos produtos comercializados no Brasil, minimizando os riscos de acidentes para o consumidor.
Denúncias e acidentes de consumo
Consumidores que identificarem produtos sem o selo do Inmetro no mercado formal devem realizar denúncias à Ouvidoria pelo telefone 0800 643 5200 ou pelo e-mail: [email protected].
Em caso de acidentes de consumo envolvendo qualquer produto ou serviço, como artigos escolares, os relatos devem ser feitos no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac)