22.2 C
Timbó
quarta-feira, 29 de maio de 2024

Imetro realiza Operação Ambiente Seguro em Santa Catarina

Data:

Objetivo é reduzir a ocorrência de acidentes provocados por fogões a gás, panelas de pressão, cadeiras plásticas, escadas domésticas, entre outros itens

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) realiza em Santa Catarina a operação nacional Ambiente Seguro. Coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é executada pelos órgãos delegados nos estados e segue até 12 de abril.

- Publicidade -

O objetivo é fiscalizar o comércio varejista e atacadista em todo o país, para reduzir a ocorrência de acidentes relacionados a fogão a gás de uso doméstico, panela metálica e de pressão, extintor de incêndio, cadeira plástica monobloco, escada metálica e coifas/exaustor elétrico de uso doméstico.

O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, comenta a importância das operações nacionais. “Essas ações são importantes para conscientização dos consumidores e se constituem uma oportunidade para retiramos do mercado produtos que apresentem fraudes ou irregularidades em relação a legislação vigente”, avalia.

Os produtos com foco na operação Ambiente Seguro são regulamentados pelo Inmetro e, portanto, devem exibir o selo de conformidade do Instituto, que é a evidência de que foram testados e atendem aos requisitos mínimos de segurança.

“Orientamos aos consumidores que, ao adquirirem esses produtos, busquem fazê-lo em mercados formais, com procedência comprovada e que possuam o selo do Inmetro”, alerta o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.

Durante todo o ano, o Inmetro e os órgãos delegados monitoram o mercado, realizando periodicamente operações especiais para reforçar a segurança dos produtos comercializados no Brasil, minimizando os riscos de acidentes para o consumidor.

Imetro realiza Operação Ambiente Seguro em Santa Catarina
Imetro realiza Operação Ambiente Seguro em Santa Catarina

Denúncias e acidentes de consumo

Consumidores que identificarem produtos sem o selo do Inmetro no mercado formal devem realizar denúncias à Ouvidoria pelo telefone 0800 643 5200 ou pelo e-mail: [email protected].

Em caso de acidentes de consumo envolvendo qualquer produto ou serviço, como artigos escolares, os relatos devem ser feitos no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac)

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui