22.5 C
Timbó
sexta-feira, 12 de abril de 2024

Índice que mede confiança do consumidor na economia aumenta 6,2% em agosto.

Data:

Índice que mede confiança do consumidor na economia aumenta 6,2% em agosto.
O consumidor está mais otimista em relação à economia do país. …

Thomas Erbacher

RIO DE JANEIRO (Agência Brasil) – O consumidor está mais otimista em relação à economia do país. Segundo dados divulgados ontem (25) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 6,2% entre os meses de julho e agosto, passando de 101,9 para 108,2 pontos. De acordo com o documento, o resultado aponta recuperação de ?parte das perdas ocorridas nos últimos meses?.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o ICC de agosto ?interrompeu uma seqüência de quatro meses de deterioração?, apresentando variação de ?1,0%, superior aos ?5,8% registrados em julho. De acordo com o levantamento da FGV, tanto as avaliações sobre a situação atual quanto as expectativas para os próximos meses foram mais favoráveis do que as observadas em julho. O Índice da Situação Atual subiu 9,3%, passando de 101,2 para 110,6 pontos. Já o Índice de Expectativas sofreu elevação de 4,6%, subindo de 102,3 para 107,0 pontos.

- Publicidade -

Em agosto, a parcela dos consumidores que avaliam a situação econômica da cidade em que vivem como boa subiu de 12,0% para 13,8% do total. Além disso, a proporção dos que a avaliam como ruim diminuiu de 51,0% para 40,6%. A FGV informou ainda que houve melhora nas expectativas para os próximos seis meses. A parcela daqueles que sinalizam gastar mais subiu de 21,6% para 26,6% na passagem de um mês para o outro.

Por outro lado, a proporção dos consumidores que esperam um cenário pior e têm a expectativa de gastar menos caiu de 21,0% para 13,8%. Em agosto do ano passado, essas mesmas parcelas eram de 26,6% e 9,3%, respectivamente. O ICC é composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor. A pesquisa é realizada com base numa amostra de mais de 2 mil domicílios em sete das principais capitais brasileiras. Para a edição de agosto do ICC , foram coletados dados entre os dias 1º e 20 de agosto de 2008.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui