22.5 C
Timbó
sexta-feira, 12 de abril de 2024

Indústria brasileira registra maior alta desde 2004.

Data:

Indústria brasileira registra maior alta desde 2004.
A produção industrial do país cresceu 2,7% em junho na comparação com o mês anterior. …

Thomas Erbacher

SÃO PAULO ? A produção industrial do país cresceu 2,7% em junho na comparação com o mês anterior. De acordo com dados divulgados na última semana, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trata-se do maior crescimento desde outubro de 2007, quando o setor evoluiu 3,5%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a expansão foi de 6,6%. No primeiro semestre, o crescimento acumulado é de 6,3%. O crescimento observado na primeira metade do ano foi o maior já registrado desde o primeiro semestre de 2004, quando a indústria avançou 8,3%.

A produção de bens de capital – importante indicador do nível de investimento no país – cresceu 17,1% nos primeiros seis meses do ano. No segmento de bens de consumo duráveis, o avanço foi de 13,9%, impulsionado pelo setor automobilístico, segundo o IBGE. Na véspera, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) já havia mostrado que o ritmo de atividade do setor no segundo trimestre do ano mantinha-se em franca ascensão.

- Publicidade -

O crescimento da produção industrial em junho ficou levemente acima das estimativas de analistas consultados pelo Banco Central (BC), que esperavam avanço de 2,6%. A taxa mensal de 2,7% foi a maior registrada pelo IBGE desde outubro de 2007, o que levou o patamar de produção do setor para um novo recorde. Na comparação com junho de 2007, a produção industrial cresceu 6,6%. Em 12 meses até junho, as indústrias aumentaram em 6,7% o volume produzido.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui