18.7 C
Timbó
sexta-feira, 21 de junho de 2024

Inflação para famílias de baixa renda em agosto é menos da metade de julho.

Data:

Inflação para famílias de baixa renda em agosto é menos da metade de julho.
A inflação para as famílias com rendimentos entre um e seis salários mínimos mensais desacelero …

Thomas Erbacher

RIO DE JANEIRO (Agência Brasil) – A inflação para as famílias com rendimentos entre um e seis salários mínimos mensais desacelerou e fechou o mês de agosto em 0,21%. O resultado representou menos da metade do de junho (0,58%). A alta de agosto também foi menos intensa do que a verifi-cada no mesmo mês de 2007, quando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foi de 0,59%.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano, o índice acumula alta de 5,09%, superior aos 3,13% do mesmo período do ano passado. Nos 12 meses fechados em agosto, o acumulado é de 7,15%, abaixo dos doze meses imediatamente anteriores (7,56%). Em agosto, os preços dos produtos alimentícios tiveram queda de 0,42%, depois da alta de 1,09% em julho. Por outro lado, os itens não-alimentícios subiram 0,49% depois de alta de 0,36% no mês anterior.

- Publicidade -

Segundo o levantamento do IBGE, a região metropolitana de Belém (0,69%) apresentou o maior resultado devido, principalmente, à conta de energia elétrica (16,93%). A menor taxa ficou com a região metropolitana de Salvador (-0,14%). Para calcular o INPC, foram coletados preços no período de 30 de julho a 27 de agosto e comparados aos vigentes entre 1º a 29 de julho. O índice abrange nove regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia e de Brasília.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui