30 C
Timbó
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Inflação volta a ficar na meta, segundo projeção de analistas.

Data:

Inflação volta a ficar na meta, segundo projeção de analistas.
De acordo com o boletim Focus, do Banco Central, a estimativa caiu de 6,54% para 6,45%. …

Thomas Erbacher

BRASÍLIA (Agência Brasil) – A projeção de analistas de mercado para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) voltou a ficar dentro do limite da meta de inflação para este ano. De acordo com o boletim Focus, do Banco Central, a estimativa caiu de 6,54% para 6,45%. Essa é a segunda redução consecutiva.

O centro da meta de inflação é de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, o limite superior é de 6,5% e o inferior, de 2,5%. Para 2009, que tem a mesma meta, a projeção dos analistas permanece em 5%. A expectativa de menor inflação este ano é acompanhada de projeção de maior aperto monetário.

- Publicidade -

De acordo com o boletim, os analistas aumentaram a estimativa para a taxa básica de juros, a Selic, usada pelo Banco Central para controlar a inflação, de 14,50% para 14,75% ao final deste ano. Para 2009, permanece a perspectiva de 14%. Neste ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) já elevou a Selic em 1,75 ponto percentual. Atualmente os juros básicos estão em 13% ao ano.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui