17.7 C
Timbó
terça-feira, 15 de julho de 2025

Região fecha semestre com geração de mais de cinco mil empregos

Data:

Região fecha semestre com geração de mais de cinco mil empregos

BATCH

Foto: MAURÍCIO VIEIRA/AQUIVO/SECOM

A região do Médio Vale apresentou no primeiro semestre deste ano o saldo de 5.358 empregos com carteira assinada. A informação é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na última semana pelo Ministério da Economia.

Os dados se referem ao somatório dos saldos mensais de janeiro a junho dos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Dentre os municípios com saldo acima de mil contabilizado no primeiro semestre está Indaial, com a geração de 1.834 empregos. Na sequência segue Timbó, com 1.357 de saldo e Pomerode (1.058).

Quanto aos números de empregabilidade mensal, em junho, último mês divulgado pelo Caged, Indaial foi o que apresentou melhor saldo, contabilizando 359 novos empregos. O número é extraído da subtração de 1331 admissões e 972 desligamentos. Timbó ficou na segunda colocação com 131 de saldo, resultado da conta entre 891 contratações e 760 demissões.

Depois seguem os municípios de Pomerode (74), Ascurra (41), Rio dos Cedro (20), Doutor Pedrinho (7) e Benedito Novo (4). Duas cidades apresentaram índice negativo, Apiúna com menos 12 empregos e Rodeio com menos 9.


*Fonte: Ministério da Economia/Caged

Dados estaduais

 Santa Catarina fechou o primeiro semestre do ano com saldo positivo de 126.111 vagas com carteira assinada. Segundo dados do Caged, esse foi o terceiro melhor resultado do país. O estado ficou atrás de São Paulo (491 mil) e Minas Gerais (185 mil), os dois estados mais populosos do país.

 Além disso, cidades catarinenses também obtiveram destaque, sendo seis ranqueadas entre as 50 que mais contrataram no país. O melhor desempenho entre as catarinenses foi de Joinville, que teve um saldo de 10.838 empregos, ficando na 12ª colocação nacional. Em seguida, aparece Blumenau (saldo de 9.763), com o 16º posto em nível federal. Completam a lista catarinense São José (26ª), Itajaí (28ª), Chapecó (41ª) e Jaraguá do Sul (42ª).

“Santa Catarina se diferencia por ter um forte desenvolvimento em todas as regiões. O resultado do Caged mostra que praticamente todas as cidades do nosso estado tiveram resultado positivo na geração de empregos no primeiro semestre, mesmo com a pandemia. Estamos confiantes de que, com o avanço da vacinação, vamos ter um segundo semestre ainda mais positivo”, apostou o governador Carlos Moisés da Silva.

 Em junho, o estado obteve saldo de 14.996 empregos, sendo esse o resultado de 110.238 admissões menos 95.272 desligamentos.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.