15.9 C
Timbó
sexta-feira, 19 de julho de 2024

SCGÁS cria Comitê de ESG focado em ações ambientais, sociais e de governança

Data:

AMBIENTAL
SCGÁS cria Comitê de ESG focado em ações ambientais, sociais e de governança

Foto: Foto: Divulgação / SCGAS

Companhia de Gás de Santa Catarina aprovou a criação do seu primeiro Comitê de ESG (Environmental, social, and corporate governance), sigla que engloba as frentes de governança ambiental, social e corporativa. Com o objetivo de fortalecer as ações já implementadas no âmbito da sustentabilidade, a aprovação ocorreu em dezembro de 2022, mesma época em que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a Prática Recomendada n. 2030, onde estabelece parâmetros a serem adotados pelas organizações para serem consideradas sustentáveis.

O papel inicial do Comitê de ESG é classificar todas as ações já implementas pela Companhia e que estão em conformidade com os requisitos de sustentabilidade ambiental, social e de governança, e garantir a adoção desses princípios na realização da missão institucional.

- Publicidade -

Após a crise energética que assolou o continente europeu, o gás natural se posicionou no eixo de uma discussão geopolítica voltada à escolha de fontes energéticas mais limpas, e que pudessem incentivar o cuidado com o meio ambiente. Em Santa Catarina, a SCGÁS é a concessionária responsável por distribuir o gás natural ao setor industrial, veicular, comercial e residencial, ofertando um combustível seguro e mais eficiente para levar energia ao catarinense.

Ao segmento industrial, o comprometimento da SCGÁS com o ESG e o estabelecimento de ações voltadas à sustentabilidade corporativa é um mecanismo que agrega valor à toda cadeia de fornecimento, e permite que seus clientes estejam em condições de atender as Diretivas da União Europeia para exportação de bens àqueles países.

Com o propósito de aprimorar a cultura organizacional, dentre as diversas capacitações que serão realizadas em 2023, a SCGÁS também contratou o Curso Compliance Ambiental, Social e de Governança (ESG) para o setor de óleo e gás, realizado pelo IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, para instruir seus gestores e colaboradores envolvidos nesta temática para uma atuação mais eficiente e voltada aos objetivos estratégicos da organização, que está entre uma das 500 maiores empresas para se trabalhar no sul do Brasil.

A decisão da Diretoria Executiva faz parte de movimentos institucionais que priorizam os valores da Companhia, como oferecer as melhores soluções à sociedade catarinense por meio da distribuição de Gás Natural. Neste sentido, o Programa de Compliance da empresa pública, lançado em agosto de 2022, tem como slogan “Ética, a energia que nos move para um novo melhor”. Com o objetivo de garantir as boas práticas de conformidade e anticorrupção, o programa reúne diretrizes para promoção do bem-estar e desenvolvimento econômico de todos os colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores. Por meio da aplicação da metodologia de gerenciamento de riscos, a alta liderança monitora se os projetos e as decisões administrativas estão de acordo com os seus padrões éticos e de Compliance.

Nas palavras da Diretoria da SCGÁS, o programa visa reforçar as ações da Companhia através de um melhor alinhamento e coordenação das diversas iniciativas, fornecer base metodológica para avaliação dos resultados obtidos e gerar valor de forma sustentável em prol de objetivos sociais relevantes.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui