14.4 C
Timbó
terça-feira, 25 de junho de 2024

Variação do IVGP fica dentro do intervalo esperado para a região

Data:

Variação do IVGP fica dentro do intervalo esperado para a região
O Índice de Variação Geral de Preços – IVGP do município de Blumenau registrou, para o período …

Cleiton Baumann

BLUMENAU – O Índice de Variação Geral de Preços – IVGP do município de Blumenau registrou, para o período de 1º a 31 de outubro, uma variação na ordem de +0,42%, enquanto a variação acumulada nos últimos 12 meses situou-se no nível de +2,98%. “A variação do IVGP do mês ficou dentro do intervalo esperado, visto que a expectativa era uma variação entre +0,1% e +0,5%”, diz o economista Pedro Paulo Wilhelm, do IPS da Furb responsável pelo cálculo.
Os 580 itens pesquisados estão organizados em 25 subgrupos e as variações apresentaram a seguinte distribuição: 8 subgrupos registraram alta, 12 permaneceram estáveis e apenas 5 subgrupos variaram negativamente. As altas de destaque no mês foram: Serviços de Educação (+5,14%), Alimentos In-natura (+3,45%), Utensílios p/ lar (+2,30%), Combustíveis/óleo/pneu (+1,98%), Eletrodomésticos (+1,20%) e Alimentos Industrializados (+1,01%), Serviços de estética (+1,92%).
Já as baixas do mês foram os Produtos de Panifício (-6,05%), Alimentos Semi-industrializados (-2,38%), Produtos de Limpeza (-0,99%), e Produtos de Higiene (-0,20%). A expectativa para o próximo mês é de que a variação geral de preços se mantenha dentro do intervalo +0,1% a +0,5%. Segundo o economista, com base nestes cenários e na evolução dos preços até o presente mês, é possível estabelecer as seguintes considerações adicionais: a taxa mensal equivalente ao acumulado dos últimos 12 meses estabilizou na marca de +0,23%/mês.
A taxa mensal equivalente ao acumulado dos últimos 6 meses aumentou novamente e situa-se em +0,24%/mês. “A estabilização da taxa referente aos 12 meses e a alta da taxa referente aos 6 meses indica que a tendência de queda dos preços acabou e uma tendência de alta pode iniciar a partir do próximo mês”, reforça.
“Contudo, mesmo que a inflação média mensal dos dois últimos meses se mantenha em torno de +0,25%, a inflação acumulada nos 12 meses deverá baixar significativamente até o final do ano e se situar em torno de +2,30%, enquanto a inflação acumulado nos 6 meses deverá se situar em torno de +1,85%. Portanto, aumenta a probabilidade da inflação em Blumenau, em 2009, ficar abaixo +2,5%”, destaca Pedro Paulo.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui