O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, em 2 de abril, busca disseminar informações para reduzir discriminação e preconceito contra pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), estabelecido em 2007. O TEA surge na infância e pode persistir na adolescência e idade adulta, com manifestações variadas e frequentemente acompanhadas de condições comórbidas como epilepsia, depressão e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O nível intelectual varia consideravelmente.
Alguns indivíduos podem viver de forma independente, enquanto outros necessitam de apoio constante. Intervenções psicossociais baseadas em evidências, como terapia comportamental e programas de treinamento para pais, podem melhorar comunicação e comportamento social, impactando positivamente o bem-estar e a qualidade de vida. Ambientes acessíveis e inclusivos também são essenciais.
Os sintomas do autismo variam, desde ausência completa de contato interpessoal até dificuldades de comunicação e comportamentos repetitivos. O tratamento é multidisciplinar, envolvendo médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros, com programas personalizados para cada indivíduo.
Com o objetivo de disseminar informações e conscientizar sobre o autismo, o Grupo de Mães de Autistas realizará um evento no dia 6 de abril, a partir das 8h, na Avenida Lauro Muller, em frente ao Casarão da Imobiliária Rumo.
Em comunicado, a presidente do grupo, Ana Lúcia da Silva, explica que o evento será uma oportunidade para distribuição de panfletos informativos, brindes e diversão, com a presença do palhaço Borrachinha e da personagem Letícia, além dos super-heróis. Também serão oferecidos balas e pirulitos para as crianças. A partir das 10h, será realizada a foto oficial com todas as famílias atípicas e apoiadores.Ana Lúcia ressalta a importância de discutir sobre o autismo e fornecer informações às famílias, destacando a relevância do diagnóstico, das opções de tratamento e da necessidade de empatia e inclusão. O mês de abril é dedicado à conscientização sobre o tema e merece cada vez mais destaque. Por isso convida todas as famílias a se juntarem a eles nessa causa.
Durante o evento haverá venda de camisetas e cordões relacionados ao autismo para arrecadar fundos destinados a outros eventos de conscientização. Para acompanhar as atividades do grupo, basta seguir o perfil no Instagram @maesdeautistaindaial.
O grupo de pais e mães de autistas das cidades de Rodeio, Ascurra e Apiúna realizará o primeiro Seminário sobre o Autismo. O evento acontecerá às 19h do dia 5 de abril, no Centro Cultural de Rodeio, e tem como objetivo ser um momento único e esclarecedor, onde especialistas, pais e toda a comunidade se reunirão para discutir, aprender e promover a conscientização sobre o autismo. Os organizadores convidam a comunidade a participar desse momento histórico, explorando juntos o universo de amor, aceitação e inclusão.
O seminário abordará questões fundamentais sobre o autismo, visando à conscientização e compreensão do tema. Será uma oportunidade única para pais, mães e interessados aprenderem mais sobre o autismo e como lidar e aprender com essa condição única.
O evento contará com palestras, debates e momentos de troca de experiências, proporcionando aprendizado e fortalecimento da comunidade. A participação de todos é fundamental para o sucesso deste encontro tão importante. Mais informações estão disponíveis pelo WhatsApp (47) 92308333.
Rio dos Cedros promove roda de conversa sobre Autismo
A Comissão da Associação Beneficente TEAmigos de Rio dos Cedros realiza nesta quinta-feira, 28 de março, um encontro significativo que visa discutir e compreender melhor o Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas características e como ele impacta as famílias. O encontro será realizado na Câmara de Vereadores de Rio dos Cedros, com início às 18 horas.
A roda de conversa proporcionará uma percepção valiosa sobre o TEA, desmistificando equívocos e promovendo uma compreensão mais profunda.
Na oportunidade, mães, profissionais e membros da comunidade compartilharão suas vivências e desafios relacionados ao autismo. É de suma importância entender as necessidades das pessoas no espectro autista, pois nos ajuda a construir uma sociedade mais inclusiva e empática.
A palestra será ministrada pela profissional Soiane Corrêa. Ela é formada em Pedagogia pela Instituição Leonardo da Vinci, pós-graduada em Neuropsicopedagogia pela Instituição Faveni, e atua como educadora de Atendimento Educacional Especializado – AEE no Colégio Salesiano São Paulo em Ascurra, e tutora de pedagogia na Uniasselvi.
Este será o primeiro evento alusivo ao autismo, dando o pontapé inicial para uma série de palestras e atos que acontecem no decorrer do mês de abril no município riocedrense.
No dia 6 de abril, acontece o Pedágio Solidário em dois pontos da cidade, na rua Jorge Lacerda, em frente à Secretária da Saúde, e na rua Duque de Caxias, em frente ao Mercado Campos. Conforme uma das organizadoras, Luiza Cristina Klotz Perini, o pedágio vai contar com a presença do projeto Sorriso de Timbó.
E as ações não param, em parceria com a secretária de Turismo, Lazer, Esporte e Cultura Gilvana Lenzi, acontece um futebol solidário com data ainda a ser definida. E no dia 25 de abril acontece a palestra com Junior Alves, profissional formado em Administração em Marketing, graduação em Gestão de Recursos Humanos, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, pós-graduado em Gestão Escolar, pós-graduado em Neuropsicopedagogia, pós-graduado em Neuromarketing e formação em Personal Profissional Coach.
A palestra acontece no Unions Clube, localizado na rua Ceará, às 19 horas.
Importante salientar que em todos os eventos a entrada é gratuita.
Lara Ferreira
[email protected]