22 C
Timbó
sábado, 20 de julho de 2024

Grupos de Mães trabalham na conscientização

Data:

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, em 2 de abril, busca disseminar informações para reduzir discriminação e preconceito contra pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), estabelecido em 2007. O TEA surge na infância e pode persistir na adolescência e idade adulta, com manifestações variadas e frequentemente acompanhadas de condições comórbidas como epilepsia, depressão e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O nível intelectual varia consideravelmente.

Alguns indivíduos podem viver de forma independente, enquanto outros necessitam de apoio constante. Intervenções psicossociais baseadas em evidências, como terapia comportamental e programas de treinamento para pais, podem melhorar comunicação e comportamento social, impactando positivamente o bem-estar e a qualidade de vida. Ambientes acessíveis e inclusivos também são essenciais.

- Publicidade -

Os sintomas do autismo variam, desde ausência completa de contato interpessoal até dificuldades de comunicação e comportamentos repetitivos. O tratamento é multidisciplinar, envolvendo médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros, com programas personalizados para cada indivíduo.

Evento em Indaial

Com o objetivo de disseminar informações e conscientizar sobre o autismo, o Grupo de Mães de Autistas realizará um evento no dia 6 de abril, a partir das 8h, na Avenida Lauro Muller, em frente ao Casarão da Imobiliária Rumo.


Em comunicado, a presidente do grupo, Ana Lúcia da Silva, explica que o evento será uma oportunidade para distribuição de panfletos informativos, brindes e diversão, com a presença do palhaço Borrachinha e da personagem Letícia, além dos super-heróis. Também serão oferecidos balas e pirulitos para as crianças. A partir das 10h, será realizada a foto oficial com todas as famílias atípicas e apoiadores.Ana Lúcia ressalta a importância de discutir sobre o autismo e fornecer informações às famílias, destacando a relevância do diagnóstico, das opções de tratamento e da necessidade de empatia e inclusão. O mês de abril é dedicado à conscientização sobre o tema e merece cada vez mais destaque. Por isso convida todas as famílias a se juntarem a eles nessa causa.

Durante o evento haverá venda de camisetas e cordões relacionados ao autismo para arrecadar fundos destinados a outros eventos de conscientização. Para acompanhar as atividades do grupo, basta seguir o perfil no Instagram @maesdeautistaindaial.

Seminário sobre o Autismo

O grupo de pais e mães de autistas das cidades de Rodeio, Ascurra e Apiúna realizará o primeiro Seminário sobre o Autismo. O evento acontecerá às 19h do dia 5 de abril, no Centro Cultural de Rodeio, e tem como objetivo ser um momento único e esclarecedor, onde especialistas, pais e toda a comunidade se reunirão para discutir, aprender e promover a conscientização sobre o autismo. Os organizadores convidam a comunidade a participar desse momento histórico, explorando juntos o universo de amor, aceitação e inclusão.

O seminário abordará questões fundamentais sobre o autismo, visando à conscientização e compreensão do tema. Será uma oportunidade única para pais, mães e interessados aprenderem mais sobre o autismo e como lidar e aprender com essa condição única.

O evento contará com palestras, debates e momentos de troca de experiências, proporcionando aprendizado e fortalecimento da comunidade. A participação de todos é fundamental para o sucesso deste encontro tão importante. Mais informações estão disponíveis pelo WhatsApp (47) 92308333.

Rio dos Cedros promove roda de conversa sobre Autismo

Rio dos Cedros promove roda de conversa sobre Autismo
Rio dos Cedros promove roda de conversa sobre Autismo

A Comissão da Associação Beneficente TEAmigos de Rio dos Cedros realiza nesta quinta-feira, 28 de março, um encontro significativo que visa discutir e compreender melhor o Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas características e como ele impacta as famílias. O encontro será realizado na Câmara de Vereadores de Rio dos Cedros, com início às 18 horas.

A roda de conversa proporcionará uma percepção valiosa sobre o TEA, desmistificando equívocos e promovendo uma compreensão mais profunda.

Na oportunidade, mães, profissionais e membros da comunidade compartilharão suas vivências e desafios relacionados ao autismo. É de suma importância entender as necessidades das pessoas no espectro autista, pois nos ajuda a construir uma sociedade mais inclusiva e empática.

A palestra será ministrada pela profissional Soiane Corrêa. Ela é formada em Pedagogia pela Instituição Leonardo da Vinci, pós-graduada em Neuropsicopedagogia pela Instituição Faveni, e atua como educadora de Atendimento Educacional Especializado – AEE no Colégio Salesiano São Paulo em Ascurra, e tutora de pedagogia na Uniasselvi.
Este será o primeiro evento alusivo ao autismo, dando o pontapé inicial para uma série de palestras e atos que acontecem no decorrer do mês de abril no município riocedrense.

No dia 6 de abril, acontece o Pedágio Solidário em dois pontos da cidade, na rua Jorge Lacerda, em frente à Secretária da Saúde, e na rua Duque de Caxias, em frente ao Mercado Campos. Conforme uma das organizadoras, Luiza Cristina Klotz Perini, o pedágio vai contar com a presença do projeto Sorriso de Timbó.

E as ações não param, em parceria com a secretária de Turismo, Lazer, Esporte e Cultura Gilvana Lenzi, acontece um futebol solidário com data ainda a ser definida. E no dia 25 de abril acontece a palestra com Junior Alves, profissional formado em Administração em Marketing, graduação em Gestão de Recursos Humanos, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, pós-graduado em Gestão Escolar, pós-graduado em Neuropsicopedagogia, pós-graduado em Neuromarketing e formação em Personal Profissional Coach.

A palestra acontece no Unions Clube, localizado na rua Ceará, às 19 horas.

Importante salientar que em todos os eventos a entrada é gratuita.

Lara Ferreira
[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui