terça-feira, 23 de junho de 2026
15.1 C
Timbó
terça-feira, 23 de junho de 2026

Projeto Cultura para Todos abre 264 bolsas gratuitas em Blumenau

Data:

A arte tem o poder de transformar caminhos, despertar talentos e abrir portas para novos sonhos. Em Blumenau, essa oportunidade volta a ganhar vida por meio da 7ª edição do Projeto Cultura para Todos, iniciativa que amplia o acesso à formação artística gratuita e convida crianças, jovens e adultos a descobrirem o universo da dança, do teatro e da música.

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa do projeto, Nane Pereira Comunicação e Arte (NPCA), estão abertas as inscrições para 264 bolsas de estudo gratuitas oferecidas pelo Teatro Carlos Gomes Blumenau (TCGB). As vagas contemplam diversas modalidades artísticas e as aulas têm início previsto para o dia 3 de agosto de 2026.

A iniciativa reafirma o compromisso da instituição com a democratização do acesso à cultura e à formação artística, proporcionando oportunidades para que novos talentos possam desenvolver habilidades, ampliar conhecimentos e vivenciar experiências transformadoras por meio da arte.

Na área de Dança, serão disponibilizadas 35 bolsas para modalidades como Ballet Baby, Ballet Kids, Ballet Infantil, Ballet Teen, Jazz Infantil, Sapateado Kids, Sapateado Infantil e Adulto, Danças Urbanas Infantil e Júnior, além de Dança Contemporânea para adultos.

Para os apaixonados pelas artes cênicas, o projeto oferecerá 35 bolsas na área de Teatro, contemplando turmas de pré-adolescentes, adolescentes e adultos, além das modalidades de Palhaçaria e Núcleo de Pesquisa.

Já a área de Música concentra o maior número de oportunidades, com 194 bolsas gratuitas. Dessas, 48 serão destinadas às aulas individuais de instrumentos como violino, viola, violão clássico e popular, clarinete, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, flauta doce, trompa, trompete, trombone de vara, saxofone, ukulelê e órgão de tubos.

Outras 146 vagas serão ofertadas em modalidades coletivas, incluindo Grupo Vocal Adulto, Prática de Orquestra, Grupo de Violinos, Prática Musical de Cordas, Regência, Iniciação Instrumental e Vocal, Grupo de Percussão, Grupo de Violão, Coro Infantojuvenil e Canto Ecumênico.

Segundo o presidente do Teatro Carlos Gomes Blumenau, Ricardo Stodieck, o projeto vai muito além da formação artística. Ele destaca que a iniciativa transforma vidas, fortalece a economia criativa, aproxima a comunidade dos espaços culturais e amplia as oportunidades para que novos talentos de Blumenau e da região possam ser descobertos e incentivados.

As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 10 de julho de 2026. O processo de seleção ocorrerá entre os dias 13 e 17 de julho, enquanto a divulgação dos contemplados está prevista para o período de 20 a 31 de julho, por meio dos canais oficiais do Teatro Carlos Gomes Blumenau.

A sétima edição do Cultura para Todos é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com o apoio de diversas empresas e apoiadores culturais. Além das atividades formativas, o projeto prevê uma mostra multicultural em 2027, reunindo apresentações dos bolsistas e compartilhando com a comunidade os resultados dessa jornada artística.

Com mais de 160 anos de história, o Teatro Carlos Gomes Blumenau segue sendo uma das mais importantes referências culturais de Santa Catarina. Mais do que um espaço de apresentações, a instituição se consolida como um ambiente de aprendizado, expressão e desenvolvimento humano, onde a arte continua sendo uma ferramenta capaz de transformar vidas e construir futuros.

Serviço

Projeto Cultura para Todos – 7ª edição

• Bolsas gratuitas: 264 vagas
• Inscrições: até 10 de julho de 2026
• Processo seletivo: de 13 a 17 de julho de 2026
• Divulgação dos selecionados: de 20 a 31 de julho de 2026
• Início das aulas: 3 de agosto de 2026
• Local: Teatro Carlos Gomes Blumenau – Rua XV de Novembro, 1.181, Centro
• Modalidades: Dança, Teatro e Música.

Projeto Cultura para Todos do Teatro Carlos Gomes Blumenau
Crédito da foto: Sabrina Marthendal

Últimas Notícias

error: Conteúdo protegido de cópia.