26.4 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

A Olimpíada é nossa!

Data:

A Olimpíada é nossa!
Cidade maravilhosa desbancou Madri na votação final e foi escolhida pelo COI para sediar 31ª Olim …

Cleiton Baumann

Copenhague – A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida na sexta-feira (2) pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), em Copenhague/Dinamarca, como a sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A candidatura carioca derrotou a de Madri por 66 a 32 na rodada final de votação. As outras duas postulantes, Chicago (EUA) e Tóquio (JAP) foram eliminadas anteriormente. Esta será a primeira edição de Jogos Olímpicos a serem realizados na América do Sul.
O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, que participou da cerimônia, mostrou toda a sua satisfação após a escolha da cidade carioca como a sede da Olimpíada de 2016: “Se eu morresse agora, morreria feliz”. Para as autoridades brasileiras, a realização do Pan foi o fator determinante para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. A Organização Desportiva Pan-americana (Odepa) classificou o Pan do Rio como o melhor da história. Muitas das estruturas do evento serão reaproveitadas em 2016. Para a realização dos Jogos de 2016, o Rio utilizará pontos turísticos como instalações olímpicas, como a Praia de Copacabana e o Sambódromo.

Escolha
Na primeira parcial, a cidade eliminada, surpreendentemente, foi Chicago. A cidade americana contou apenas com 18 votos. Naquela altura, Madrid despontava como favorita, recebendo 28 votos. O Rio tinha 26, e Tóquio 22. Na segunda rodada, o Rio começou a se destacar das outras cidades na liderança. Recebeu 46 votos, contra apenas 29 de Madrid e 20 de Tóquio. Assim, a capital japonesa foi eliminada. Na final, o Rio contou com a maioria dos votos que antes foram para Tóquio para abrir ainda mais vantagem e vencer Madrid pelo placar de 66 a 32.

- Publicidade -

Extraordinária
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ainda, em Copenhague, que o Rio de Janeiro vai realizar jogos extraordinários em 2016. “Vamos provar que a alma generosa dos brasileiros vai fazer a mais extraordinária Olimpíada que este mundo já viu. É a vitória da América Latina. O Brasil merecia fazer uma Olimpíada”, afirmou o presidente.
Em declarações à imprensa e, visivelmente emocionado, Lula elogiou o trabalho feito pela candidatura brasileira e voltou a depositar confiança na capacidade do Rio de realizar os Jogos. “Foram dois anos de trabalho com a maior seriedade. Aqueles que pensavam que o Brasil não tem condições, vão se surpreender com a capacidade desse país de fazer uma Olimpíada” – declarou o presidente, que ressaltou ainda o diferencial do Rio em relação a outras candidaturas. “Chicago e Tóquio vieram para cumprir tabela. O Rio de Janeiro tem uma diferença, tem alma e tem coração. Os outros países apresentaram uma proposta, nós apresentamos o coração”, acrescentou. Primeira cidade da América do Sul a sediar o evento em toda a história, o Rio participou da briga pela sede pela terceira vez – nas disputas de 2004 e 2012, não chegou nem à fase final. Da mesma forma, Brasília já havia tentado os Jogos de 2000, também sem sucesso

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui