30 C
Timbó
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Fogo Simbólico chega aos municípios sedes dos JASC

Data:

Fogo Simbólico chega aos municípios sedes dos JASC
Depois de passar por 34 municípios, durante os últimos 20 dias, o fogo simbólico dos Jogos chegou …

Thomas Erbacher

TIMBÓ ? Depois de passar por 34 municípios, durante os últimos 20 dias, o fogo simbólico dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) chegou ontem, dia 13 de novembro, aos municípios sedes da 48ª edição da maior competição poliesportiva do Estado. A tocha passou por três cidades (Indaial, Timbó, e Pomerode) e permanecerá acesa em Pomerode até o final da tarde do próximo dia 20, quando será levada a Rio dos Cedros, cidade onde ocorrerá a cerimônia de abertura.

A competição reunirá 95 cidades, num total de 4.561 atletas, disputando 26 modalidades e 41 troféus. A programação desta quinta-feira iniciou às 9 horas, em Indaial. A saída aconteceu próximo ao portal de entrada da cidade, na BR-470, seguiu pelas principais ruas do Centro até chegar ao ginásio municipal Sérgio Luis Petters. A condução do fogo foi realizada por atletas da natação de Indaial e marcou simbolicamente a inauguração da nova Piscina Municipal. O atleta Leonardo Moreira ? medalhista nos Jasc do ano passado, efetuou o acendimento da pira olímpica.

- Publicidade -

Timbó

O fogo simbólico seguiu para Timbó e chegou aqui por volta das 13h30min, no hall de entrada da Prefeitura, quando o atleta Roger Andreas Isleb, do vôlei de areia da FME Timbó, foi incumbido de acender a pira. Em seguida, na cerimônia protocolar o prefeito Oscar Schneider, em seu discurso, frisou que é uma honra para o município sediar novamente o evento estadual. ?Tenho a certeza de que, como em 2004, os Jogos Abertos serão um sucesso!?, finalizou o alcaide.

Rio dos CedrosRio dos Cedros seria a terceira cidade do roteiro, com o acendimento na Praça da Igreja Matriz, no Centro. Porém, as intensas chuvas que alagaram algumas ruas do município não permitiram que o trajeto fosse percorrido. A parte protocolar que completaria o roteiro festivo do fogo simbólico, também foi suspensa. De Timbó, o fogo seguiu direto para Pomerode.

Pomerode

Sede principal da 48ª edição dos Jasc, a cidade de Pomerode foi o último município visitado. O fogo chegou por volta das 18h30min ao Museu do Imigrante, de onde a tocha foi conduzida por ciclistas em toda a extensão da SC-416 até o Batalhão da Polícia Militar.

Atletas e dirigentes esportivos pomerodenses percorreram a cidade, conduzindo a tocha pelas ruas centrais até sua chegada no Portal Sul. A partir daí, a condução foi feita apenas por atletas da cidade, passando por um corredor formado por alunos das redes de ensino do município, integrantes de sociedades esportivas e pessoas convidadas. Todas com bandeiras e bandeirolas nas cores de Pomerode (azul e branco), além de balões.

A chegada final foi na Prefeitura, onde a atleta Lílian Meurer Seibert, vice-campeã sul-americana de lançamento de dardo, na Venezuela, em 2006, fez a leitura de um texto sobre a simbologia do fogo. Na seqüencia, Ivone Spranger, prefeita em exercício de Pomerode, e Arlindo Ewald, o Leque, presidente da Comissão Central Organizadora – CCO dos Jogos Abertos de 2008, conduziram a tocha até a pira, passando por um corredor formado por meninas que irão fazer parte do cerimonial de premiação dos Jasc. Todas também segurando bandeiras de Pomerode.

O atirador Edson Volkmann, na modalidade de carabina apoiada, recebeu a tocha e acendeu a pira. Nascido em Pomerode, o atleta tem 43 anos de idade e 11 de uma carreira esportiva vitoriosa, que inclui seis títulos por equipe nos Jogos Abertos, além de duas medalhas de ouro individuais (1999 e 2006). Nos Campeonatos Estaduais, foi dez vezes campeão por equipe e duas vezes medalhista de ouro no individual (2001 e 2005).

Uma queima de fogos de artifícios antecedeu os pronunciamentos das autoridades e a execução do Hino Nacional, com o hasteamento das bandeiras. O Grupo Folclórico Pomerano e a Associação Musical ?Die Originalen Rega Bläser? fizeram apresentações especiais.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui