22.5 C
Timbó
sexta-feira, 12 de abril de 2024

99 anos de história

Data:

99 anos de história
Proprietário das Lojas Hardt destaca que o sucesso da empresa familiar se deve ao trabalho honesto …

Foto: Lojas Hardt

INDAIAL – As Lojas Hardt têm muito a comemorar neste ano, isso porque o grupo está completando 99 anos de história. A empresa é administrada desde o início pela família Hardt, que está em sua terceira geração, com ajuda da quarta comandando o negócio. O atual proprietário, Frederico João Hardt, popularmente conhecido como Lico, relata em entrevista à Rádio Cultura um pouco sobre o sucesso do negócio, que conta hoje com duas lojas em Indaial, duas em Timbó e uma em Blumenau, que juntas somam mais de 150 colaboradores.

Lico conta que assumiu a loja em 1972, quando tinha apenas 20 anos de idade. Mas que sempre cresceu dentro do estabelecimento e vivenciando diariamente junto com a família o negócio. Hoje em dia, conta com apoio do fi lho Denis, que iniciou com a gerência da filial de Timbó e atualmente está ao seu lado dirigindo o grupo todo.

- Publicidade -

Mas e qual será o segredo da família em manter um negócio de sucesso por quase 100 anos? Lico logo dispara que não existe um segredo, mas sim muito trabalho. “Trabalhar honestamente, com ética e fazer aquilo se que prega. Há muitos anos nosso slogan é “um local seguro para suas compras”. Seguro no sentido que realmente somos parceiros do nosso cliente e somos uma empresa que procura prestigiar as melhores marcas nacionais, que tem zelo e ética com o trato ao cliente. Esse é o grande segredo”, completa.

O proprietário comenta ainda a fidelidade dos seus colaboradores, e muitos já contabilizam 10, 15 ou 17 anos de empresa, considerando assim todos uma grande família.

Lico ressalta que o grupo já está na contagem regressiva para as comemorações do centenário, e estão estudando uma forma de comemorar não só com os colaboradores, mas principalmente com os clientes, através promoções e parcerias com grandes marcas, deixando marcada na história a data.


História

A história das Lojas Hardt tem início em 1921, quando a Firma Frederico Hardt deu início às suas atividades na fabricação e comercialização de queijos, na localidade de Caminho das Areias em Indaial. A tecnologia e as técnicas de produção vieram da Alemanha, trazidas por Frederico Hardt que foi à Europa estudar a produção do laticínio.

A fábrica foi pioneira na produção de queijo em Santa Catarina, chegando a vender, inclusive, para outros estados. Na época, Florianópolis chegou a consumir 80% da produção. O abastecimento era feito através de um caminhão que ia semanalmente à capital catarinense.

Em 1948, sob a direção de Jorge Hardt (filho de Frederico), foi inaugurado um novo prédio onde eram comercializados gêneros alimentícios, ferragens, louças, tecidos e confecções. Este prédio, atualmente, abriga a Hardt Confecções.

A terceira geração da família Hardt à frente da empresa inicia em 1972, quando os irmãos Illona e Frederico João Hardt (Lico) assumem a diretoria. Dois anos depois, inicia-se a comercialização de móveis e eletrodomésticos em área anexa à fábrica. Na ocasião a empresa tinha 25 colaboradores.

A fábrica de laticínios encerrou suas atividades em 1979. Parte dos seus equipamentos foram doados ao museu Doutor Blumenau. E o local da empresa foi utilizado para a expansão dos negócios no varejo. Desde lá a loja vem ampliando suas instalações e aumentando o mix de seus produtos.

Atualmente a loja conta com diversos setores: confecções, móveis, eletroeletrônicos, esportes, moda jovem, brinquedos e presentes.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui