30 C
Timbó
quarta-feira, 24 de abril de 2024

‘A Tradição dos aventais’

Data:

‘A Tradição dos aventais’
Inscrições para participar do concurso estão abertas até o dia 27 de março …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: Divulgação

TIMBÓ – Reavivar a tradição do uso dos aventais e estimular a criatividade, recreação e interação dos participantes. Este é o objetivo dos integrantes do Núcleo de Artesanato da Acimvi ao organizar o concurso cultural denominado de “A Tradição dos aventais”.

O concurso que conta com o com o apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó possui caráter exclusivamente cultural. Segundo a organização o concurso é aberto à participação de todas as pessoas comprovadamente residentes e domiciliadas na cidade de Timbó, de ambos os sexos e qualquer idade. Cada participante poderá participar com apenas uma peça de avental, que deverá ter sido produzido pelo próprio participante e será desclassificado caso seja observado que houve participação de terceiros na produção.

- Publicidade -

Conforme o regulamento os aventais deverão ser feitos de tecidos de acordo como os usados antigamente, ou seja de algodão (nenhum tipo de tecido sintético), sendo que um tipo de avental será o meio avental (avental de cintura).

A organização observa que todo o custo na confecção da peça é de responsabilidade do participante e que serão desclassificados os aventais que contenham mensagens subliminares (política, religião, propaganda, cunho racista, discriminatória ou consideradas inapropriadas).

O concurso se realizará no dia 4 de abril, paralelo ao Festival das Cucas na Sociedade Recreativa e Cultural. Interessados em participar podem retirar a ficha de inscrição, que é gratuita, no site www.culturatimbo.com.br e entregá-la preenchida na Fundação de Cultura e Turismo, das 8 às 12h e das 14 às 17h, até o dia 27 de março. Não serão aceitas inscrições realizadas fora deste período.

Importante observar que para considerar efetivada a inscrição, o participante deverá preencher os dados solicitados e enviar em anexo, duas fotos do avental, sendo uma foto mostrando a parte da frente do avental e a outra foto mostrando a parte de trás e interna do avental. As fotos poderão ser feitas através de um celular, desde que as imagens estejam bem nítidas, coloridas, com excelente resolução e que mostrem todos os detalhes da peça. Os aventais originais deverão ser entregues até dia 2 de abril, na Fundação de Cultura e Turismo onde ficarão expostos para apreciação e voto popular.

O processo de avaliação final acontecerá no dia 4 de abril, oportunidade em que serão selecionados três aventais, para classificação de premiação.

A escolha será feita por uma comissão formada por integrantes do Núcleo de Artesanato da Acimvi, Turistimbó e da Prefeitura de Timbó e se houver empate o voto de desempate será popular. Os critérios para a avaliação serão dentro do contexto histórico cultural do concurso abrangendo: criatividade, originalidade, design.

A premiação aos vencedores do concurso será troféu do 1º ao 3º lugar mais uma cesta de brindes. Mais informações na Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, localizada na Avenida 7 de Setembro, 414, no Centro ou através do telefone número: (47) 3382-4170.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui