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sexta-feira, 26 de julho de 2024

Ações que estimulam o cuida do com a saúde do homem

Data:

NOVEMBRO AZUL
Ações que estimulam o cuida do com a saúde do homem

Clarice Graupe Daronco [email protected]

Foto: FOTOS/RTC

“A saúde mental do homem é um assunto sério. Cada vez mais, pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida. Hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde preventiva são o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida. Porém, os homens costumam dar menos atenção à sua saúde e, em cerca de 70% das vezes em que procuram alguma assistência médica, é por influência da mulher ou filhos. Os transtornos de saúde mental, como ansiedade e depressão, já são considerados as doenças do século. A cada ano, cerca de 700 mil pessoas são diagnosticadas com esses agravos no Brasil. Uma das estratégias de prevenção é o autocuidado e a conscientização sobre a importância de cuidar da sua saúde mental.” Essas colocações são do presidente do Rotary Club de Timbó, Jaime Odair Bittencourt, e do coordenador da Campanha Novembro Azul no Rotary, Gilmar Lenzi, ao falar sobre o Novembro Azul, uma campanha de conscientização dedicada à saúde masculina, que conta com a realização de ações coordenadas pelo Rotary.

 

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Conforme Lenzi, a campanha tem ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata e busca informar e sensibilizar a população, em especial os homens, sobre a importância dos cuidados com a saúde e a necessidade de realizar exames preventivos.

A principal motivação por trás do Novembro Azul é combater o câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A conscientização sobre a doença é fundamental, pois, quando detectado em estágios iniciais, as chances de cura são significativamente maiores. Além disso, o Novembro Azul não se limita apenas ao câncer de próstata. A campanha também aborda questões relacionadas à saúde masculina de maneira mais ampla, incluindo a promoção de hábitos de vida saudáveis, a prevenção de outras doenças que afetam os homens e a importância de consultas regulares ao médico.

Em Timbó, o Rotary realizou durante o mês de novembro ações em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde com o objetivo de reforçar a importância dos cuidados com doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento nas unidades básicas de Saúde espalhadas pelo Brasil, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

A coordenadora da Atenção Primária em Saúde, da Secretaria de Saúde de Timbó, a enfermeira Silvana Januário Jorge, explica que neste ano o foco da atuação do município de Timbó foi a saúde mental dos homens, que têm menos probabilidade do que as mulheres de serem diagnosticados com qualquer um dos transtornos mentais. “Estudos científicos mostram que é quatro vezes maior o número de homens do que mulheres que cometem suicídio e os homens não costumam falar abertamente sobre seus sofrimentos emocionais (OMS, 2021)”.

Lenzi comenta que o Rotary Club de Timbó liderou a campanha com o objetivo de sensibilizar a população masculina sobre a importância da saúde mental. “O Novembro Azul não é apenas sobre exames médicos, é sobre cuidar do corpo e da mente dos homens. A saúde mental é um componente vital do bem-estar geral, e é essencial quebrar o estigma em torno das conversas sobre emoções, sentimentos e dificuldades psicológicas”. Lenzi explica que várias ações foram desenvolvidas durante o mês de novembro, incluindo a veiculação de mensagens em outdoors estratégicos na cidade, entrevistas em rádios, jornais e TV, impressão de flyers para divulgação, palestras em empresas, e a parceria com a Secretaria de Saúde, que também divulgou o tema.

A Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Rotary Club realizou uma ação especial no mês de novembro, denominada de Pit Stop da Saúde do Homem. A mesma que aconteceu junto ao Parque Central, atendeu 44 pessoas para a verificação dos sinais vitais: pressão arterial; frequência cardíaca; saturação de oxigênio. Já 43 pessoas realizaram a medição da glicemia capilar; 19 pessoas realizaram os quatro testes rápidos disponíveis na Rede; 28 pessoas passaram por orientação nutricional e 20 pessoas realizaram auriculoterapia. “Foi um total de 154 procedimentos realizados durante o Pit Stop da Saúde do Homem além de mais 26 pessoas atendidas pela Farmais com a medição da pressão e glicose”.

Lenzi aproveita para agradecer às empresas, entidades, meios de comunicação, farmácias e à Secretaria Municipal da Saúde pela parceria em mais uma campanha do Novembro Azul.

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