21.3 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Agências bancárias retornam às atividades

Data:

Agências bancárias retornam às atividades
Medidas restritivas impostas pelo Governo do Estado deverão ser seguidas como forma de prevenção …

Amanda Bittencourt/ JMV

Foto: CRISTIANO ESTRELA/SECOM

TIMBÓ – Os atendimentos presenciais em bancos, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas retornaram na segunda-feira, dia 30. A medida foi estabelecida pelo Decreto 534, publicado na última quinta-feira, dia 26, para permitir o acesso a benefícios sociais, dinheiro para despesas essenciais e crédito para preservar as finanças das empresas.

O gerente de uma casa lotérica de Timbó, em entrevista com a redação do JMV, explicou que o movimento neste primeiro dia de retomada ao atendimento foi maior do que é normalmente. Além disso, eles também receberam orientações e apenas uma pessoa por caixa fica dentro do estabelecimento, as demais aguardam do lado de fora a fim de evitar aglomerações no ambiente fechado. 

- Publicidade -

Na agência bancária do Bradesco, durante o dia o fluxo de pessoas foi alto. De acordo com o gerente, a unidade de Timbó está operando com apenas 30% do quadro de funcionários, conforme regulamentação sindical, o que também foi um fator que acabou gerando filas. Também está sendo realizado o controle de entrada de pessoas, sendo uma pessoa por atendente e mais uma na espera.

Na Sicoob Maxi Crédito, segundo informou a gerente Adriana dos Santos Dorow Paulini, o movimento de associados foi tranquilo e o maior volume de procura foi de crédito e prorrogação de parcelas. Ela reforça que também estão seguindo todo o protocolo de restrições de acesso.

Já na Sicoob Vale Europeu, de acordo com o vice-presidente, Arli Zegatte, muitos dos clientes que procuraram a agência, são aqueles que não possuem o hábito de resolver as situações pelos canais digitais e em alguns momentos do dia o pico de movimento foi maior. ‘Também estivemos orientando os cooperados para que utilizem os canais digitais para sua segurança e procurarem a agência só quando necessário”, completa.

Horários diferenciados

A Viacredi, que faz parte do Sistema Ailos, prestará atendimento a serviços específicos e orienta que só procure os postos de atendimento quem realmente precisa e o foco dos atendimentos presenciais são para quem não possui cartões para saques, aposentados e cooperados pessoa jurídica que necessitem pagar tributos não aceitos digitalmente e que o prazo de vencimento não tenha sido prorrogado. O horário de atendimento será das 9 às 10h, o acesso será exclusivo de aposentados, gestantes e pessoas com deficiência. Já das 10 às 16h, para os demais.

Na Caixa, o atendimento será das 9 às 10h, atendimento exclusivamente presencial para as pessoas da faixa de risco. Serviços como pagamentos sem cartão de: seguro-desemprego, PIS, FGTS e benefícios do INSS. Das 10 às 14h o atendimento será expandido para os demais clientes. Haverá limitação de uma pessoa por caixa eletrônico na parte externa e 50% da capacidade de público na parte interna.


Regras de atendimento

Mesmo com a volta, as agências e unidades de atendimento deverão seguir algumas regras como forma de prevenção a fi m de evitar a disseminação do Coronavírus, previstas na Portaria 192, publicada pela Secretaria de Estado da Saúde

Os estabelecimentos deverão fazer o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e sinalização de distancia mínima de 1,5 metros entre cada pessoas. Além disso, a entrada no local será conforme disponibilidade de atendentes, com preferência a idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes.

Também precisam estabelecer que as pessoas que acessarem e saírem do estabelecimento façam a higienização com álcool em gel 70%. Os atendentes deverão fazer o mesmo, realizar a higienização após cada atendimento.

Outras medidas também devem ser tomadas, como a higienização contínua do estabelecimento, intensificando a limpeza em superfícies expostas como maçanetas, mesas, teclados, mouse, corrimão, entre outros. Máquina de cartão e caixas eletrônicos devem ser higienizados após cada uso.

Os trabalhadores que atendem ao público nas operações bancárias devem usar máscara cirúrgica devido à proximidade exigida pela confidencialidade das operações. O mesmo não se aplica aos trabalhadores das casas lotéricas que trabalham atrás de guichês de vidro. Os atendentes que irão organizar as filas, devem usar a máscara. Outra orientação é de manter todas as áreas do estabelecimento ventiladas.

Os shoppings, galerias e centros comerciais que abrangem o funcionamento de agências, providenciar a abertura somente da porta de acesso mais próxima à unidade de atendimento. Demais áreas permanecem bloqueadas. Confira mais informações no site do Governo do Estado de Santa Catarina.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui