Agências bancárias retornam às atividades
Medidas restritivas impostas pelo Governo do Estado deverão ser seguidas como forma de prevenção …
Amanda Bittencourt/ JMV
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TIMBÓ – Os atendimentos presenciais em bancos, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas retornaram na segunda-feira, dia 30. A medida foi estabelecida pelo Decreto 534, publicado na última quinta-feira, dia 26, para permitir o acesso a benefícios sociais, dinheiro para despesas essenciais e crédito para preservar as finanças das empresas.
O gerente de uma casa lotérica de Timbó, em entrevista com a redação do JMV, explicou que o movimento neste primeiro dia de retomada ao atendimento foi maior do que é normalmente. Além disso, eles também receberam orientações e apenas uma pessoa por caixa fica dentro do estabelecimento, as demais aguardam do lado de fora a fim de evitar aglomerações no ambiente fechado.
Na agência bancária do Bradesco, durante o dia o fluxo de pessoas foi alto. De acordo com o gerente, a unidade de Timbó está operando com apenas 30% do quadro de funcionários, conforme regulamentação sindical, o que também foi um fator que acabou gerando filas. Também está sendo realizado o controle de entrada de pessoas, sendo uma pessoa por atendente e mais uma na espera.
Na Sicoob Maxi Crédito, segundo informou a gerente Adriana dos Santos Dorow Paulini, o movimento de associados foi tranquilo e o maior volume de procura foi de crédito e prorrogação de parcelas. Ela reforça que também estão seguindo todo o protocolo de restrições de acesso.
Já na Sicoob Vale Europeu, de acordo com o vice-presidente, Arli Zegatte, muitos dos clientes que procuraram a agência, são aqueles que não possuem o hábito de resolver as situações pelos canais digitais e em alguns momentos do dia o pico de movimento foi maior. ‘Também estivemos orientando os cooperados para que utilizem os canais digitais para sua segurança e procurarem a agência só quando necessário”, completa.
Horários diferenciados
A Viacredi, que faz parte do Sistema Ailos, prestará atendimento a serviços específicos e orienta que só procure os postos de atendimento quem realmente precisa e o foco dos atendimentos presenciais são para quem não possui cartões para saques, aposentados e cooperados pessoa jurídica que necessitem pagar tributos não aceitos digitalmente e que o prazo de vencimento não tenha sido prorrogado. O horário de atendimento será das 9 às 10h, o acesso será exclusivo de aposentados, gestantes e pessoas com deficiência. Já das 10 às 16h, para os demais.
Na Caixa, o atendimento será das 9 às 10h, atendimento exclusivamente presencial para as pessoas da faixa de risco. Serviços como pagamentos sem cartão de: seguro-desemprego, PIS, FGTS e benefícios do INSS. Das 10 às 14h o atendimento será expandido para os demais clientes. Haverá limitação de uma pessoa por caixa eletrônico na parte externa e 50% da capacidade de público na parte interna.
Regras de atendimento
Mesmo com a volta, as agências e unidades de atendimento deverão seguir algumas regras como forma de prevenção a fi m de evitar a disseminação do Coronavírus, previstas na Portaria 192, publicada pela Secretaria de Estado da Saúde
Os estabelecimentos deverão fazer o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e sinalização de distancia mínima de 1,5 metros entre cada pessoas. Além disso, a entrada no local será conforme disponibilidade de atendentes, com preferência a idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes.
Também precisam estabelecer que as pessoas que acessarem e saírem do estabelecimento façam a higienização com álcool em gel 70%. Os atendentes deverão fazer o mesmo, realizar a higienização após cada atendimento.
Outras medidas também devem ser tomadas, como a higienização contínua do estabelecimento, intensificando a limpeza em superfícies expostas como maçanetas, mesas, teclados, mouse, corrimão, entre outros. Máquina de cartão e caixas eletrônicos devem ser higienizados após cada uso.
Os trabalhadores que atendem ao público nas operações bancárias devem usar máscara cirúrgica devido à proximidade exigida pela confidencialidade das operações. O mesmo não se aplica aos trabalhadores das casas lotéricas que trabalham atrás de guichês de vidro. Os atendentes que irão organizar as filas, devem usar a máscara. Outra orientação é de manter todas as áreas do estabelecimento ventiladas.
Os shoppings, galerias e centros comerciais que abrangem o funcionamento de agências, providenciar a abertura somente da porta de acesso mais próxima à unidade de atendimento. Demais áreas permanecem bloqueadas. Confira mais informações no site do Governo do Estado de Santa Catarina.