24.4 C
Timbó
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Alunos conhecem estrutura do JMV e do JMV TV

Data:

Alunos conhecem estrutura do JMV e do JMV TV
Grupo de estudantes da Apae, acompanhados pelos professores, buscaram informações entre a teoria e …

CLARICE DARONCO/JMV

Foto: CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Conhecer o processo de produção de um jornal. Este foi o objetivo de um grupo de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae de Indaial, que esteve na tarde de quarta-feira, dia 30 de março, visitando as dependências do Jornal do Médio Vale.
Na oportunidade, foi apresentado aos alunos e professores que os acompanhavam, a redação do Jornal, a forma de produção das matérias, a importância da ética e a verificação da veracidade das informações, e também a importância em zelar pelas fontes.  Os alunos levantaram diversos questionamentos, sobre a quantidade de matérias produzidas, como os jornalistas ficam sabendo dos acontecimentos e das matérias que, em muitos casos, saem em primeira mão no Jornal.
Após serem sanadas as dúvidas dos alunos no setor de redação, o grupo seguiu para a área de diagramação: local onde o jornal, efetivamente é finalizado. Os profissionais informaram aos jovens, a forma como é feito o layout das páginas do jornal, o tratamento da imagem, e o fechamento dos arquivos para a impressão.
O grupo de alunos e professores também conheceu o JMV TV, que é um projeto de TV por internet, que iniciou suas atividades em junho de 2010. Uma vasta programação é exibida durante 24 horas por dia, com várias reprises, em horários diferentes para facilitar o acesso aos interessados.
Para finalizar, os alunos conheceram a gráfica do jornal e a forma de impressão do mesmo. Na oportunidade as máquinas estavam funcionando e o grupo ficou maravilhado com a nova descoberta.
As professoras que acompanhavam os alunos, informaram que a visita faz parte de um projeto que teve início em março deste ano, quando as profissionais de terapia Ocupacional, fonoaudióloga e a assistência social da Apae de Indaial, formularam um projeto com o intuito de elaborar com os alunos, do nível de oficinas, um informativo trimestral, contendo informações da sala de aula e da escola.
Este informativo será elaborado pelos alunos, com a supervisão e auxilio das profissionais e das professoras em sala de aula. Razão pela qual, o grupo realizou visitas em diferentes jornais locais, regionais e estaduais, para que tivessem a oportunidade de observar à estruturação, o conteúdo, as imagens presentes nos mesmos. Os profissionais enfatizaram a importância dos meios de comunicação na vida das pessoas, garantindo assim o acesso a informação. Motivo pelo qual, aconteceu a visita nas instalações do jornal para que os alunos pudessem fazer a relação da teoria e da pratica e assim favorecer cada vez mais a inclusão.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui