16.6 C
Timbó
sábado, 25 de maio de 2024

Apresentações culturais são destaque em Timbó

Data:

Teatro Municipal
Apresentações culturais são destaque em Timbó

Foto: R2 IMAGENS

A Páscoa é uma festividade religiosa que comemora a ressurreição de Jesus Cristo. A palavra “Páscoa” vem do hebraico “Pesach”, que significa “passagem”, e é celebrada pelos cristãos em todo o mundo. A data é móvel e é determinada pelo calendário lunar, ocorrendo sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que acontece após o equinócio de Outono no hemisfério sul e o equinócio de Primavera no hemisfério norte.

Para os cristãos, a Páscoa é uma celebração da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, que é visto como o filho de Deus e o Salvador da humanidade. A ressurreição de Jesus é vista como um evento milagroso e simboliza a vitória da vida sobre a morte e do bem sobre o mal.

- Publicidade -

A Páscoa é celebrada com missas e cultos religiosos, além de símbolos como ovos de chocolate, coelhos e flores que representam a renovação da vida. Em muitos países, também é tradição realizar refeições em família e presentear amigos e familiares com ovos de chocolate ou outras lembranças.

Em Timbó, a Páscoa conta com uma programação especial organizada pela Fundação de Cultura e Turismo de Timbó com o objetivo de manter viva a tradição desta data junto às famílias de Timbó e região. Segundo o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo (FCTT), Jorge Ferreira, a programação especial conta com a decoração do Parque Central e de algumas ruas mais na área central da cidade além de uma extensa programação na parte cultural, para receber a comunidade local e regional.

R2 IMAGENS

As apresentações culturais, que estão sendo realizadas no Teatro Municipal, encantam os participantes. No sábado, dia 11 de março, o Grupo Vocal Syahamba apresentou as canções do primeiro álbum do quarteto, que reúne grandes clássicos da música popular brasileira. Com 10 faixas, o álbum Syahamba traz releituras de grandes composições brasileiras, como Jura (Sinhô), Cantores do Rádio (João de Barro, Alberto Ribeiro e Lamartine Babo), As Pastorinhas (Noel Rosa/Braguinha), Lua Branca (Chiquinha Gonzaga) e Feitiço da Vila (Noel Rosa/Oswaldo Gogliano, o Vadico). O quarteto de vozes do Syahamba é formado por Cristiano Florencio, Eduarda Florencio, Jussara Zermiani Florencio e João Roberto Idésio

Já no domingo, dia 12, os alunos e professores da Escola de Música da FCTT subiram ao palco para uma histórica apresentação. A apresentação foi organizada pelos professores: João Neumann – técnica vocal; Paulo Lacerda – violino; Adriane Fachi – flauta e iniciação musical; Rodrigo Kiennen – bandoneon e Luiz Lenzi – metais. Cada professor se apresentou com um pequeno grupo de alunos.

Em entrevista o músico e maestro da Banda Municipal Professor João Müller, Luiz Lenzi, conta que ele apresentou um grupo de metais. “Com a participação de alguns integrantes da Banda Municipal, resolvi fazer uma formação diferente e fazer uma participação neste evento. Brass banda – banda de metais e percussão, uma coisa muito comum mas para outras regiões, por ser novidade aqui, resolvemos fazer e assim apresentamos uma sonoridade bem diferenciada, com alguns instrumentos”.

Lenzi destaca ainda que a Banda Municipal está preparando uma grande agenda para 2023, com novas apresentações. “Teremos como destaque as apresentações nas praças locais como por exemplo: uma vez por mês a Banda estará tocando em frente ao Museu do Imigrante, no período das 10h até às 11h30min. Queremos apresentar músicas típicas dos imigrantes. A primeira apresentação será no dia 25 de março, pela manhã quando, terá uma solenidade em homenagem aos 89 anos de emancipação político-administrativa de Timbó e à noite estaremos no Parque Central para apresentação junto à programação de Páscoa”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui