21.3 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Aventura pelo Vale Europeu

Data:

Aventura pelo Vale Europeu
Timbó Park Hotel será sede de evento denominado de Roda de Bici-Com-Versa …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: Arquivo Pessoal

TIMBÓ – “Uma história que fala de cicloviagem. Mas não é de cicloviagem. Vai além. O Circuito do Vale Europeu é o pano de fundo de uma história escrita em sua própria vida, relembrada e tão bem desenhada por estas linhas e caminhos, concomitantemente. O desbravar estrada afora permitiu o desabrochar adentro. Uma viagem para cada leitor se identificar em detalhes sutis narrados pela menina, pela mulher, pela mãe e filha e pela viajante, percebendo-se, enfim, personagem de sua própria história!”. Com essas colocações a escritora, Susi Saito, descreve o seu livro ‘Alma Cicloviajante – Uma aventura pelo Vale Europeu’, que será lançado oficialmente em Timbó, hoje, dia 21 de janeiro, às 19h30min, no Timbó Park Hotel.

 O evento, denominado como Roda de Bici-Com-Versa é uma realização do Vale Europeu Catarinense em parceria com a Associação de Desenvolvimento Turístico do Vale Europeu e contará com exemplares do livro para a venda no local.

- Publicidade -

Em entrevista Susi Saito relata que é professora, graduada em Educação Física com pós-graduação em Educação Física Escolar e Educação Especial, além de ter graduação em Gestão Escolar, trabalhou 34 anos na rede pública municipal e 30 na rede estadual. Desde 2010 ela tem um blog, o “CLICS: Conversas, Lembranças, Imagens, Cartas e Sonhos”, onde relata o seu dia a dia, com espaço especial para suas aventuras viajantes.

Segundo Susi, a história relatada em seu livro, que tem 304 páginas, foi a primeira em que viajou de bicicleta. Ela já realizou outros circuitos como no Ushuaia, Andes, Peru, Bolívia, Chile, litoral uruguaio na América do Sul e a região da Toscana, na Itália, e o Caminho de Santiago de Compostela, na Europa. “A viagem no Circuito Vale Europeu Catarinense aconteceu em janeiro de 2015, oportunidade em que, diariamente, tudo que acontecia durante o caminho e em cada parada, eu escrevia como um diário de bordo. Esses relatos deram origem ao livro que foi lançado oficialmente no dia 12 de dezembro, em Londrina, no Paraná. Agora, estou realizando vários eventos para a apresentação dessa obra em cidades catarinenses”.

O Circuito do Vale Europeu é de sete dias de pedaladas pernoitando cada dia num local diferente. Os 300 quilômetros do Circuito são todos sinalizados com placas e setas amarelas, por isso ele é considerado autoguiado. O trajeto que é circular começando e terminando na cidade de Timbó, é de fácil acesso. Com uma média de 50 quilômetros por dia o Circuito passa por nove municípios: Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Apiúna, Rodeio, Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros.

 A região possui belíssimas paisagens e uma natureza bem preservada, com muitas áreas de Mata Atlântica ainda intocadas. Nas partes mais altas há também as imponentes araucárias, típicas do sul do Brasil. A presença da água é um dos destaques deste roteiro, além de ser uma das áreas com maior concentração de nascentes do país, são inúmeras cachoeiras, rios e riachos pelo caminho.

O Circuito também é marcado pela presença marcante da cultura européia, que se manifesta fortemente nos hábitos e tradições da população. A imigração, inicialmente alemã, seguida da italiana, é visível em muitos aspectos, como na arquitetura, na gastronomia, na música, na cultura e nos esportes.

A região do Circuito possui diversas opções de lazer e infraestrutura turística para a prática de esportes de aventura, turismo de compras e turismo gastronômico.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui