22.5 C
Timbó
sábado, 13 de abril de 2024

Banda Municipal: música neste momento de crise

Data:

Banda Municipal: música neste momento de crise
Integrantes mais jovens participaram de apresentações em pontos específicos da cidade de Timbó …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: By Pilo

TIMBÓ – “Música é alegria, esperança. Enche nossos corações dos melhores sentimentos. Não está sendo fácil para nenhum de nós. É tempo de muitas angústias e preocupações, mas vamos dar a volta por cima”. Com essas palavras o prefeito de Timbó, Jorge Krüger, fala sobre as apresentações da Banda Municipal Professor João Müller em pontos específicos da cidade na noite do dia 27 de março.

De acordo com Krüger, ele acompanhou a Banda Municipal em algumas ruas da querida Timbó. “Foi emocionante ver as pessoas de suas janelas e sacadas, no isolamento da quarentena, aproveitando um pouco da nossa cultura. Participaram desta ação os integrantes mais jovens e que não fazem parte do grupo de risco”.

- Publicidade -

Em entrevista à redação do JMV, o maestro da Banda Municipal Professor João Müller, Luiz Lenzi, oito integrantes da Banda reuniram-se com o objetivo de: “levar um pouco de música, de alegria às famílias que estão em isolamento social, pois o momento desta crise pede serenidade por parte da população”.

Lenzi explica que a ação musical partiu da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó e privilegiou locais onde há maior concentração de famílias, ou seja, os edifícios residenciais. Neste primeiro momento, prédios localizados no Centro de Timbó, no bairro das Capitais e na Vila Germer foram contemplados com apresentações de músicas típicas alemãs e italianas e que tiveram cerca de trinta minutos de duração.

De acordo com o maestro, os músicos realizaram apresentações numa formação estritamente reduzida, utilizando duplas de instrumentos como clarinetes, trompetes e eufôniuns, mais a tuba e a bateria. “Também foram observadas as normas preventivas como distanciamento mínimo. A Banda é de utilidade pública, mas temos que agir com responsabilidade”, complementa Lenzi ao adiantar que a equipe de músicos da Banda está organizando a sequência desta ação nos demais bairros e brevemente será anunciada à comunidade.


Um pouco de história

A Banda Municipal Professor João Müller, de Timbó, foi fundada no dia 4 de julho de 1958, pelo maestro e professor Johann Müller, proveniente da Alemanha. Em 1965, assumia a regência o maestro Alfredo Girardi e pouco depois, o saxofonista Orlandino Loes. Neste período a Banda teve bastante sucesso, principalmente durante as festividades do centenário de Timbó.

Em agosto de 1983, a Banda foi municipalizada passando a denominar-se “Banda Municipal Professor João Müller”, na época sob a regência de Siegmar Spring. Em meados de 1986, assumiu novamente a regência o maestro Orlandino Loes.

Em 1991, com o apoio dos músicos e da Prefeitura de Timbó, assumiu a regência da Banda o pastor e professor de música Hans Hermann Ziel, que manteve o nível elevado do grupo e ampliou o quadro de músicos.

Em março de 2002, assumiu a regência o integrante da Banda, o músico Luiz Lenzi. Seu repertório tem como característica obras de compositores europeus para Banda Sinfônica e a MPB. Recém-parceira da Funarte, a Banda já produziu dois CDs, sendo o último, em virtude das comemorações dos seus 50 anos, em julho de 2008. A Banda João Müller possui também duas turnês pela Europa (2000 e 2011), apresentando um repertório com ênfase na MPB.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui