16.4 C
Timbó
quarta-feira, 17 de julho de 2024

Bombeiros dão dicas para prevenir acidentes neste início de inverno

Data:

Nesta quinta-feira, começa oficialmente o inverno, período que exige cuidados específicos na prevenção de acidentes. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) traz dicas que, apesar de simples, podem evitar grandes transtornos.

Uso de aquecedores

- Publicidade -

Nesta época de frio, são mais comuns os acidentes domésticos e incêndios envolvendo equipamentos elétricos, fogões e lareiras, usadas para o aquecimento de ambientes.

Ao usar qualquer tipo de aquecedor, é importante manter o ambiente ventilado. Isso pois, um ambiente totalmente fechado favorece a extinção do oxigênio, que pode ocasionar asfixia em quem estiver no local. Há ainda o risco de intoxicação com monóxido de carbono, que pode, inclusive, levar uma vítima a óbito. Sendo assim, torna-se indispensável manter a ventilação no ambiente.

Ainda sobre os aquecedores, é importante verificar se a instalação do equipamento está em um local seguro, longe de cortinas, estofados, móveis e materiais inflamáveis, além de nunca deixar objetos em cima dos aquecedores. Os aparelhos aquecedores elétricos devem ser certificados pelo Inmetro.

Lareiras

As lareiras devem ter uma tela metálica, com malha entre 2 e 5 mm de espessura. Isso evita que as fagulhas sejam propagadas para fora do local de queima. Deve-se usar lenha adequada, sem excessos e nunca deixar o ambiente sem antes ter certeza que o fogo foi apagado.

“Uma dica muito importante, antes da instalação do fogão a lenha é que ele seja colocado em um local seguro e afastado de paredes de madeira ou objetos que estejam muito próximos ao fogão. Além disso, a instalação do cano da chaminé também precisa de muita atenção, é importante que se utilize os anéis de isolamento para que não haja o contato com outra superfície”, enfatiza o sargento Maicon Ataide da Silva.

Por fim, mantenha crianças e idosos a uma distância segura de lareiras ou fogões a lenha.

Confira mais dicas em um vídeo explicativo com o sargento Maicon Ataide da Silva: https://www.youtube.com/watch?v=6Ieb4b8IByM

Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui