18.8 C
Timbó
segunda-feira, 24 de junho de 2024

Brilho do Vale Europeu na Feira Internacional

Data:

As coleções de produtos artesanais e criativos dos municípios pertencentes ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), inspiradas nos temas da história, cultura e paisagens do Vale Europeu Catarinense, estão em exposição e venda em um estande exclusivo na Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes). O evento, sediado em São José, na Grande Florianópolis, teve início em 31 de maio e continua até domingo, 9 de junho.

Em uma entrevista ao Jornal do Médio Vale (JMV), alguns artesãos refletiram sobre sua participação na Feincartes. De acordo com Marilise Bittelbrun Teixeira, de Guabiruba, “estou aqui na Feira exibindo meu trabalho, que reflete a identidade cultural, juntamente com um grupo de artesãs dos municípios afiliados ao Cimvi”.

- Publicidade -

As novas coleções apresentam técnicas tradicionais, transmitidas por imigrantes que colonizaram o Vale Europeu e seus descendentes, como a pintura Bauernmalerei, o torno em madeira e o bordado alemão, conhecido na região como bordado Casa Meyer, foram utilizados para criar diversas coleções de produtos contemporâneos.

O passado reinventado também é evidente em técnicas modernas e criativas, como estampas digitais exclusivas inspiradas nos bordados, nos jardins e nas diversas paisagens do Vale Europeu, assim como na palha de milho transformada em delicadas flores e peças de decoração surpreendentes.

Seja no torno ou na marcenaria, a madeira, que caracteriza a arquitetura local, é explorada em uma variedade de produtos utilitários, artísticos e decorativos, desde molduras de quadros com paisagens regionais até pequenas miudezas, brinquedos e sofisticados jogos de xadrez.

A artesã Raquel Giotti, representante de Benedito Novo, enfatiza que “é uma grande satisfação estar presente na Feira para divulgar os produtos que refletem a identidade cultural do município. Benedito Novo está presente com produtos que exploram o tema ‘Sabores e Memórias do Vale Europeu’, utilizando a técnica culinária. Participar deste projeto e ver resultados positivos é extremamente gratificante”.

Já Andréa de Faveri, representante de Indaial, menciona que “estou trazendo para a Feira, juntamente com outros 70 artesãos que concluíram o curso do Sebrae, minhas peças que refletem a arquitetura em concreto, como vasos de concreto plantados com suculentas e cartos”.

A artesã Cassia Dayana Hasse Langhammer, representando Pomerode, destaca que está exibindo suas peças feitas de palha de milho. “Agradeço pela oportunidade de participar desta Feira. O aprendizado é incrível e é muito gratificante representar o Vale Europeu”.

Rio dos Cedros também marca presença na Feira com a artesã Tatiane Bonatti apresentando em suas peças a cultura do vime e flores desidratadas. “Produzi produtos que refletem a identidade cultural, como guirlandas, corações e passarinhos feitos em madeira”.

A representante de Timbó, Andréa Kaestner Kamp, trabalha com pintura, bordado e retalhos. “Criei uma coleção inspirada no Morro Azul, de onde vieram os colonos alemães para nossa cidade. Utilizei a técnica de impressão com a Lancaster, uma empresa que transformou a foto do meu trabalho em sarja. A partir disso, desenvolvi bolsas, almofadas, cartões, quadros e tags com desenhos livres e traços, adaptando diversos materiais”.

As artesãs presentes reconhecem a importância da Feira como uma oportunidade única. Elogiam a qualidade da exposição e a experiência de aprendizado na organização do evento. O networking também é valorizado, gerando oportunidades de negócio. Apesar das vendas serem afetadas pelo contexto econômico, as artesãs valorizam a troca de conhecimentos com colegas de outras regiões. A competição inicial deu lugar a um ambiente colaborativo, fortalecendo a comunidade artesanal.

São mais de 300 novos produtos que compõem mais de 60 novas coleções criadas por 70 artesãos de nove municípios participantes do Programa de Desenvolvimento para o Artesanato Ouro, resultado da parceria entre o Cimvi, o Sebrae e as prefeituras de Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui