Equipamentos estão à disposição da comunidade no Parque São Francisco de Assis
Blumenau segue sendo referência quando o assunto é inclusão ao entrar na seleta lista de cidades do país a contar com duas cadeiras Julietti. O equipamento permite que pessoas com deficiência acessem ambientes naturais de difícil acesso – como trilhas e montanhas – com segurança e conforto.
A possibilidade é oferecida pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep).
“É muito importante contarmos com essas cadeiras aqui em Blumenau. Com elas, pessoas com deficiência podem viver experiências únicas e fazer um contato mais próximo com a natureza, o que não era acessível para muitos até então”, destaca o prefeito Egidio Ferrari.
A cadeira Julietti foi criada pelo engenheiro Guilherme Cordeiro para a esposa Juliana Tozzi. Apaixonado por trilhas e aventuras, o casal viu sua rotina mudar após Juliana ser diagnosticada com uma doença rara e irreversível, que comprometeu sua coordenação motora e a fala.
A doença, porém, não deu fim às aventuras do casal de montanhistas. Engajado, Guilherme projetou e desenvolveu a cadeira, permitindo que Juliana seguisse realizando trilhas e acessando lugares remotos.
O equipamento conta com uma única roda central e hastes dianteiras e traseiras, que permitem que seja conduzido por duas pessoas. Com o auxílio correto, é possível transitar por caminhos estreitos, sempre garantindo a segurança e o conforto ao usuário.
“Tive a oportunidade de fazer uma trilha usando a cadeira Julietti e viver uma experiência fantástica. É muito gratificante poder contar com essa tecnologia na nossa cidade, que permite que as pessoas com deficiência também possam sentir o prazer de se aventurar e aproveitar as trilhas”, destaca a secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Bruna Daniel.
As cadeiras Julietti estão à disposição da população no Parque São Francisco de Assis, na Rua Ingo Hering, 390, Centro. Os interessados em utilizar o equipamento devem contatar o parque pelas redes sociais e agendar um horário.
Foi o tempo que pascoa e ressurreição que se tinha o respeito e dedicação a um pedido de perdão, jesus moreu pra nos salvar, e o povo so visa lucros que Deus tenha piedade de nós .