24.4 C
Timbó
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Celebrando a Imigração Alemã em Timbó

Data:

Timbó está preparando um concerto em celebração ao bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, conforme anunciado pelo diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Jorge Ferreira.


O concerto está agendado para o dia 7 de abril, às 19h, no Teatro Municipal de Timbó, em honra aos 200 anos da chegada dos povos de língua alemã ao Brasil. Ferreira destaca que essa imigração é oficialmente marcada pela fundação da colônia de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em 25 de julho de 1824.

- Publicidade -


O evento contará com a participação de diversos grupos culturais locais, que mantêm vivas as tradições alemãs por meio da música, canto e dança, incluindo o Coral Leopoldo Kurtz da Sociedade Recreativa Cultural, a Orquestra de Câmara Municipal de Timbó, o Grupo Folclórico Os Cinquentões, o grupo folclórico Volkstanzgruppe Blauer Berg e a Banda Municipal Professor João Müller. O repertório compreenderá tanto músicas de origem alemã quanto nacionais.


Além disso, está prevista a visita de uma comitiva composta por 23 pessoas, entre prefeitos e líderes da região de Karlsruhe, no estado de Baden-Württeberg, Alemanha, que serão recebidos na cidade para conhecer pontos turísticos e participar do concerto. Paralelamente, no Centro Integrado de Cultura (CIC), será inaugurada a exposição “Heimat” da saudosa Elisabeth Germer (in memoriam), com uma seleção de fotos que retratam paisagens, fauna, flora, arquitetura e cotidiano, proporcionando uma visão da Timbó que ela tanto amava.


Ferreira destaca que esse evento em Timbó faz parte de uma extensa programação cultural realizada em oito estados brasileiros, ao longo do ano, em cidades com fortes vínculos com a imigração alemã. Ele também ressalta a importância de comemorar o bicentenário da imigração alemã como uma forma de homenagear e reconhecer os antepassados imigrantes, cujo legado se mantém vivo até os dias atuais, influenciando festividades tradicionais, cultura, religião, gastronomia, arquitetura e outros aspectos da sociedade. Em Timbó, essa herança é honrada e preservada através da Festa do Imigrante e dos grupos culturais que mantêm vivas as tradições, costumes e usos trazidos por seus antepassados.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui